As Coordenações de Mulheres e LGBTQIA+ do STU vão realizar uma roda de conversa com café no dia 14/07, às 9h, sobre mulheres e LGBTQIA+ e espera você para participar.
Ameaça para as Mulheres
– Recentemente falamos sobre a menina de 11 anos que teve o direito de aborto violado depois de ser estuprada;
– Há duas semanas a atriz Klara Castanho de 21 anos teve o sigilo violado depois de ser estuprada e encaminhar a criança a adoção;
– Essa semana uma mulher é estuprada enquanto realizava uma cesárea.
A mulher brasileira e o grupo LGBTQIA+ não tem um momento de sossego, e o pior, justamente por sermos quem somos.
Feminicídio no Brasil
Infelizmente os dados não são bons, em 2021 nosso país registrou um estupro a cada 11 minutos, e um Feminicídio a cada 7 horas, segundo um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Convivemos com elevadas estatísticas de violência praticadas contra as mulheres, o que torna o Brasil o 5 º país com maior taxa de homicídios contra as mulheres, segundo dados do Mapa da Violência 2015 (Cebela/Flacso).
Confira o cronometro da violência contra as mulheres no Brasil:
Existe uma lei do Feminicídio, que é a Lei 13.104/15, mas ela se aplica apenas a casos como: violência doméstica ou familiar, ou menosprezo ou discriminação contra a condição da mulher.
Medidas para enganar as mulheres
O atual governo lançou um programa chamado Emprega + Mulheres e Jovens, furada na certa! A Medida Provisória 1116/2022, na prática vai servir para jogar nas costas dos/as trabalhadores/as as obrigações que deveriam ser do governo e dos empresários. O objetivo dela é promover mais flexibilidade nos direitos trabalhistas.
Estamos abertas para conversar sobre estes e outros assuntos, e por isso a sua presença é muito importante nesse encontro.
Entendemos que muitas vezes são temas delicados, mas estamos aqui para debater e encontrar formas de nos fortalecer para juntas lutarmos contra qualquer tipo de violência que possa acontecer para as mulheres e o grupo LGBTQIA+.
Te esperamos dia 14/07, às 9h, com um café quentinho na sede do STU.
Confira a seguir o vídeo da Técnica em Enfermagem e diretoria do STU, Elisiene Lobo sobre a reunião: