Diante das altas temperaturas verificadas no último período, trabalhadores da Unicamp têm vivenciado condições insalubres de trabalho. Na Biblioteca Central alguns setores chegaram a registrar 35º.
Em reunião com o STU, as coordenadoras da BC apresentaram um plano de contingência, que inclui a aquisição de 25 ventiladores a serem entregues até 7/11. Além disso, se comprometeram a conversar com os chefes das seções para viabilizar uma organização do trabalho que diminua o impacto das altas temperaturas.
A Coordenação da BC disse ainda que o planejamento incluiu a aquisição de persianas e uma reforma no prédio. A parte do prédio da BC que recebe o sol da tarde é feita de placas de amianto, material que retém calor e cuja venda é proibida por seu potencial cancerígeno.
É importante salientar que a NR-15 (Norma Regulamentadora do Trabalho) coloca como tolerância à exposição ao calor para o trabalho contínuo temperaturas entre 25º C a 30º C, dependendo da atividade. Acima de 32,2º C a NR-15 não permite que sejam realizadas tarefas laborais sem a adoção de medidas adequadas de controle.
O STU continuará acompanhando este caso. E recomenda a todos os trabalhadores que se encontram em situações similares que entrem em contato com o sindicato e com a CIPA.