Na última quarta-feira (20/10) aconteceu uma reunião entre o STU e representantes com a Reitoria para dar continuidade no debate da pauta sobre a política sanitária do retorno. A reunião é a continuidade do encontro realizado em 13 de setembro. O STU destaca a importância da continuidade das medidas necessárias para proteção dos funcionários.
Diversos pontos que tratam de garantias à saúde e na segurança dos/as trabalhadores/as
Os fretados
A reitoria se comprometeu a fazer uma discussão específica com o STU e a prefeitura do campus para discutir as questões específicas do fretado no que diz respeito a ventilação e distanciamento.
Ambientes interno
Foi anunciado um conjunto de providências para garantir a filtragem do ar nos aparelhos de ar condicionados, mas estas dependem de contratações.
Avaliação sanitária das Unidades
Alegou que delegou aos comitês locais um balanço das dificuldades sanitárias nas unidades e que fará uma cobrança com agenda para que se tenha um balanço da situação. As unidades devem recorrer se necessário as análises técnicas arquitetônicas e da segurança do trabalho.
Máscaras
A Unicamp reafirma política centralizada de distribuição das máscaras e mantém como prioridade a distribuição de máscaras tipo cirúrgica e as Pff2 só para situações específicas.
Os representantes reafirmaram a preocupação com política do retorno, sem que as condições sanitárias sejam asseguradas e que a reitoria deveria ampliar o debate com as entidades, uma vez que existe a tendência no agravamento dos problemas na medida da ampliação do retorno e aumento da população que frequenta o ambiente universitário.