Atendendo ao chamado do Fórum das Seis, os/as trabalhadores/as da Unicamp, USP e UNESP se concentraram em frente a reitoria da Unicamp na última terça-feira, 31/05, e fizeram um ato com muitas falas que demonstraram a indignação da categoria cobrando do Reitor Tom Zé uma resposta sobre os pedidos de negociação da pauta unificada, que já foi protocolada há mais de um mês.
Tom Zé, que é presidente do Cruesp, ignorou a nossa categoria e não nos recebeu. As portas da reitoria da Unicamp estavam trancadas. Após dois anos de contingenciamento das despesas com a LC 173, os caixas das Universidades engordaram e seguem cheios, enquanto o bolso do trabalhador permanece vazio. O Fórum das Seis escolheu a concentração no dia 31/05, pois o Conselho Universitário, presidido pelo reitor Tom Zé, esteve reunido nesta data.
O STU vem indicando que é possível repor a defasagem salarial com o reajuste de 20,99% ainda este ano, referente a campanha salarial de 2022. Nossa pauta é urgente e o mínimo esperado é uma negociação com as entidades representativas que estão sem retorno. Na reunião do Consu da última terça, 31/05, o Conselheiro Universitário e diretor do STU, Zé Luis Pio repudiou a não negociação da pauta unificada pelo Cruesp e a atitude do reitor Tom Zé de não receber o Fórum das Seis. Após o ato, o Fórum das Seis se reuniu na Adunicamp.
Confira a seguir um vídeo com a Coordenadora Geral do STU e representante do Fórum das Seis, Elisiene Nascimento Lobo, que participou da reunião.