O STU participou da Plenária Nacional da Fasubra nos dias 3, 4 e 5 de junho em Brasília. Foi a primeira plenária presencial que aconteceu “pós-pandemia” no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade Federal de Brasília (UnB).
A plenária contou com a participação de representações das universidades públicas do Brasil inteiro com ampla discussão e debates sobre conjuntura atual e como os ataques do governo tem atingido e afetado todos/as trabalhadores/as.
Segundo a Coordenadora Geral do STU, Marli Armelin, “foi importante porque percebermos que os ataques as universidades públicas estaduais não são diferentes. As lutas são as mesmas: reposição salarial, avaliações de desempenho para progressão de carreira, descontos e desvalorização dos aposentados e o ataque à autonomia das universidades”, completa Armelin dizendo que esses tópicos também fazem parte das nossas discussões.
“Foi muito bom retomar a uma plenária presencial, infelizmente senti falta de discussões mais voltadas as situações dos HUs estaduais. Precisamos fortalecer as lutas nas estaduais e municipais porque os HUs no geral vêm sofrendo com os desmontes”, diz a Coordenadora Geral do STU, Elisiene Lobo.
APOSENTADOS TERÃO REUNIÃO DE TODAS ENTIDADES DO BRASIL
A Coordenadora de Aposentados e pensionistas do STU, Sandra Ramos, comentou que além das pautas gerais como o apoio à candidatura do ex-presidente Lula nas eleições, foi planejada uma reunião de todas as entidades dos aposentados para julho ou agosto e um encontro de aposentados para agosto ou setembro. Na plenária também foi falado pela Sandra Ramos que a categoria está passando muitas dificuldades com o PDL 22/2020 – confisco do governo de São Paulo, pois muitos perderam quantias até mil reais na sua aposentadoria. O STU está ciente e somos solidários nessa luta.
Confira abaixo o vídeo da participação na Plenária da delegada Sandra Ramos:
“A Plenária da Fasubra cumpriu um papel importante nessa conjuntura. De debater o processo eleitoral e tirar apoio à candidatura de Lula para presidente. E o STU é uma das entidades mais importantes da FASUBRA, por ser estadual e trazer elementos agregadores às federais”, comentou o delegado do STU e Conselheiro Fiscal da Fasubra, João Daniel.
De acordo com o Coordenador Geral da Fasubra, e diretor do STU, Toninho Alves, “a Plenária Nacional da FASUBRA, ocorreu em um momento importante da conjuntura, além de debater a campanha salarial dos SPF, que deliberou uma jornada de lutas de 09 a 14, também debateu o trabalho remoto e suas implicações aos Técnico-Administrativos/as em Educação (TAEs)”.
ENCAMINHAMENTOS DA PLENÁRIA NACIONAL DA FASUBRA
Dentre os encaminhamentos, foi definido realizar uma reunião do setor das estaduais e municipais, urgente, para debater as questões específicas; apoio à candidatura Lula e os candidatos proporcionais do campo da esquerda em especial servidores públicos para derrotar a política racista e de desmonte do estado do atual governo; greve da FASUBRA para as federais no mínimo no setor da educação; e convocatória do GT carreira das entidades de bases para constituição de um GT nacional para discutir Teletrabalho.
Representando o STU como delegados/as escolhidos em assembleia foram: Elisiene Lobo, Marli Armelin, Sandra Ramos, João Daniel Moura, Aparecido Calderaro. Como ouvinte a aposentada Cleusa Schetini, também participou da Plenária da Fasubra.
Foi a primeira participação da nova diretoria do STU em uma Plenária da Fasubra, e esses momentos são muito importantes para a formação e fortalecimento político, principalmente por estarmos em um ano eleitoral que vai precisar da nossa conscientização e empenho para derrotarmos o atual governo.
Confira a seguir o Informe de Direção da Fasubra com o relatório completo da Plenária Nacional:
ID-1-de-junho-de-2022