Nesta terça-feira (12), a maioria das/os trabalhadoras/es presentes à Assembleia Geral Virtual aprovou a Pauta Unificada de Reivindicações 2022 proposta pelo Fórum das Seis Entidades.
Foi unanimidade o discurso de fortalecer a luta contra o arrocho salarial, pela valorização do servidor público e contra os desmontes do serviço público.
Nas falas, as trabalhadoras e trabalhadores defenderam a isonomia com a USP e Unesp e a união das categorias para o enfrentamento dos desafios da Campanha Salarial 2022, diante dessa conjuntura nacional difícil que prevê, em outubro, as eleições gerais.
A categoria aprovou encaminhar ao Fórum da Seis a proposta de auxílio nutrição para os aposentados e reforçar a necessidade de defesa do IAMSPE.
Outra deliberação foi o posicionamento da categoria de revogação do Decreto 65.021/2020, que estabelece o aumento dos descontos do SPPREV. A assembleia defendeu que essa contribuição previdenciária extraordinária imposta aos aposentados e pensionistas é abusiva.
A assembleia cobrou o fim do confisco salarial e dos prejuízos impostos pelo governador Doria que insiste em jogar nas costas dos aposentados e dos pensionistas a responsabilidade das contas da Previdência do Estado.
Foi aprovada também a proposta de imediata abertura de contratações por concurso de docentes e funcionários e a retomada segura ao trabalho presencial.
Itens da Pauta Unificada
Neste ano, mais uma vez, cobramos um plano para a recuperação das nossas perdas salariais. E ainda um índice de reajuste de 17,73% para fecharmos o ciclo maio/2012 a abril/2022, sem considerar ainda as inflações de março e abril de 2022.
Além desse item econômico, reivindicamos o acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa, condições de trabalho e estudo, melhores condições nos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde, reconhecimento e respeito efetivo do vínculo existente entre o Ceeteps e a Unesp, entre outras propostas.
Essas reivindicações aprovadas para a Campanha Salarial 2022 foram encaminhadas para o Fórum das Seis que planeja entregar a pauta ao Cruesp ainda este mês.
Essa é a primeira assembleia dirigida pela nova diretoria. A assembleia foi coordenada por Elisiene Lobo que, recentemente, assumiu a coordenação geral do STU ao lado de Marli Armelin e José Luís Pio Romera. O encontro virtual contou ainda com a participação do vice-presidente da ADunicamp, Paulo César Centoducatte.
Na oportunidade foi apontada a necessidade de começar a discutir as demandas que vão compor a nossa Pauta Específica 2022, especialmente no que diz respeito as questões dos aposentados, trabalhadores com deficiências invisíveis e o trabalho remoto.
Clicando aqui você confere a proposta de Pauta Unificada que foi discutida nesta Assembleia Virtual.