Recebemos com alegria e muito orgulho a “Nota de Docentes sobre o Ato Democrático de 5/5/2022”, assinada por mais de 200 professores da Unicamp, exaltando a “forma democrática como as entidades do campus – ADunicamp, STU, APG e DCE – souberam encaminhar a solicitação de espaço feita pelos organizadores da Aula Magna do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida no Teatro de Arena da Unicamp na tarde de 05 de maio de 2022.”.
Vale relembrar que, na época do evento, tomamos ciência de uma manifestação contrária e totalmente isolada contrária à realização da aula magna. O referido documento sequer foi aprovado pelo coletivo de médicos da Universidade ao qual foi apresentado.
Por conta da manifestação contrária, a diretoria do STU publicou uma Nota Pública reforçando o seu posicionamento em defesa democracia. Além de expressar respeito ao posicionamento do professor, autor do documento, por entender que se tratava do livre exercício de liberdade de expressão.
A “Nota de Docentes sobre o Ato Democrático”, sem dúvida, fortalece o movimento em defesa das liberdades democráticas e demonstra que estamos no caminho certo ao lutar pela garantia da vida digna e do Estado Democrático de Direito.
Veja a seguir a nota na íntegra.
NOTA-DE-APOIO_docentes_05_05_2022Confira a matéria sobre a cobertura completa do evento, clique aqui.