A Comissão Organizadora do Congresso recebeu nesta semana, dia 24/03, as inscrições de cinco Teses e 12 Contribuições para o XIV Congresso dos Trabalhadores da Unicamp, que acontece entre os dias 23 e 25 de abril.
Os textos servirão como base para os debates e deliberações que definirão os rumos da luta sindical nos próximos anos.
Com o objetivo de fomentar as discussões sobre as relações sindicais e do trabalho, a pauta do congresso abrange temas essenciais para a categoria, como: situação política, econômica e social; conjunturas internacional, nacional e local; universidade; estrutura sindical; alterações estatutárias e filiação ou desfiliação às centrais sindicais e organismos intersindicais; ação do sindicato e plano de lutas, além das relações intersindicais.
O congresso é um importante espaço para a construção coletiva das estratégias de resistência e enfrentamento aos ataques aos direitos da categoria e à universidade pública. Por isso, o STU reforça a importância da participação de todos os trabalhadores nesse processo.
Leia as Teses e Contribuições de cada coletivo e participe do congresso. A luta é coletiva e a sua presença fortalece a mobilização!
Confira abaixo a íntegra das Teses conforme ordem de sorteio promovido pela Comissão de Organização do congresso (baixe o arquivo para ler):
- Tese 1: “Avante STU”
- Tese 2: “Nossa Classe: Unificar efetivos e terceirizados para lutar contra as privatizações de Tarcísio e os ataques de Lula de forma independente dos governos e da reitoria”
- Tese 3: “Travessia Unicamp: Unificar as lutas para enfrentar a crise econômica e garantir a democracia”
- Tese 4: “Alerta para o XIV Congresso do STU”
- Tese 5: “TLS: Precisamos retomar nosso histórico de organização e de luta!”
Confira abaixo as contribuições para o XIV Congresso (baixe o arquivo para ler):
- “Por uma nova tradição no STU que unifique efetivos e terceirizados”, do coletivo Nossa Classe.
- “Alteração do Estatuto do Sindicato. Execução de assembleias em modo virtual ou híbrido”, de Allan Michel de Souza etc.
- “Comissão de Mulheres Contra Violência de Gênero do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp”, da Comissão de Mulheres STU/Unicamp.
- “Por um STU mais ativo e uma categoria mais solidária”, de Marina Rebelo etc.
- “30 horas semanais nas universidades públicas!”, do coletivo Travessia Unicamp.
- “O mundo em ebulição – A crise econômica e o redimensionamento da exploração em nível mundial”, do coletivo Travessia Unicamp.
- “Brasil – encruzilhada na defesa de um país com inclusão social”, do coletivo Travessia Unicamp.
- “Uma batalha decisiva: Sem Anistia! Prisão para Bolsonaro e todos golpistas!”, do coletivo Travessia Unicamp.
- “Não à toda forma de opressão! Em defesa dos direitos democráticos e civis das pessoas LGBTQIAPN+!”, do coletivo Travessia Unicamp.
- “Gênero – Mulheres nas universidades e na luta sindical”, do coletivo Travessia Unicamp.
- “Plano de Gestão e Desenvolvimento”, do coletivo Travessia Unicamp.
- “O crescimento do fascismo e do racismo o mundo em efervescência”, do coletivo Travessia Unicamp”, do Coletivo Travessia Unicamp.