Nesta quarta-feira (02), os trabalhadores presentes à Assembleia Geral aprovaram a primeira proposta de Pauta Unificada de Reivindicações 2025, elaborada pelo Fórum das Seis.
Os trabalhadores ressaltaram a necessidade de defender a isonomia com a USP e a Unesp, diante dessa conjuntura nacional que prevê, futuramente, mudanças no sistema tributário.
Neste ano o Fórum das Seis reivindica o reajuste de 17,5% para recuperar as perdas salariais acumuladas desde maio/2012. A depender das inflações de março e abril/2025, esse número pode mudar.
Além dos itens econômicos, reivindicamos o acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa, condições de trabalho e estudo, melhores condições nos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde, reconhecimento e respeito efetivo do vínculo existente entre o Ceeteps e a Unesp, entre outras propostas.
A categoria revisou detalhadamente a pauta unificada e aprovou as seguintes demandas: redução de jornada de trabalho sem redução de salários para trabalhadores com deficiência e responsáveis por crianças com deficiência; revisão do TAC do Ponto Eletrônico e orientação para que os reitores discutam indicações de propostas em substituição ao ponto; discussão sobre trabalho remoto e teletrabalho; possibilidade de reingresso para quem fizer o cancelamento do IAMSPE; implementação de jornada de 30h semanais para todos os trabalhadores, sem redução de salário; medidas de redução dos impactos da crise ambiental global que prevejam as governanças da água, da energia e das florestas; defesa da democracia e da paridade das instâncias de poder nas universidades e Ceeteps e garantia do compromisso das instituições com a saúde mental dos estudantes, em especial indígenas, negros, trans e discentes com deficiência.
Essas reivindicações aprovadas para a Campanha Salarial 2025 serão encaminhadas ao Fórum das Seis para apreciação.
Nossa data-base começa em maio, mas quanto antes organizarmos a luta, mais força teremos na mesa de negociação.
Clicando aqui você confere a proposta de Pauta Unificada discutida na assembleia.




1 comentário até agora
MarciaPostado em7:16 pm - abr 2, 2025
Sim!! Comunidade…
Não estamos revindicando reajuste Salarial…
Só Lutamos por perdas Salariais…Queremos nosso Abono Emergencial + Referencia Data Base…para recuperarmos Estruturação Salarial.
E assim Sabemos Também, que neste meio tempo, a Unicamp deve ter conseguido Equilibrio Econômico, por não repasse conosco…São fatores que nos estimula a lutar, a solicitar nosso Abono Emergencial.
E digo mais, chegou o momento do Reitor Cesinha fazer reparos salariais…Porquê! nem a Carreira Paepe progredindo o servidor! não conseguirá recuperar perdas salariais.
A Carreira Paepe 2024, teve 20% de investimento; podería-se de igual Reconhecimento/valorização, se investir 20% a Todos…
O Reitor Tom Zé dizia, há muitas despesas a investir, mas teve boa vontade, até investiu 20% na Carreira…Assim acreditemos que, a Universidade de boa arrecadação, e Cezinha com boas extratégias e vontade, Também poderá nos ressarcir as perdas e mais o Abono Emergencial.
Atenciosamente.
BCCL
Marcia,