Rodrigo Cruz
A Assembleia Orçamentária do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp realizada hoje no Ciclo Básico aprovou por unanimidade a prestação de contas referente ao ano de 2012 e a proposta orçamentária para o exercício de 2013. O balancete do ano anterior pode ser conferido aqui e a proposta de orçamento para este ano neste link: Proposta de Orçamento STU – 2013
Em relação ao balanço financeiro do ano de 2012, o Departamento Financeiro destacou os gastos do sindicato com o pagamento dos descontos referentes à greve por isonomia realizada em 2011. Na ocasião, o sindicato pagou aos trabalhadores grevistas o corte de ponto imposto pela reitoria Fernando Costa, cujo objetivo era punir o movimento reivindicatório.
Também foram destacadas as despesas do sindicato com o pagamento da multa de R$ 454.541,40 referente à greve de 1997, quando o STU participou de um “pula catraca” no Restaurante Universitário. O sindicato foi obrigado a pagar a multa em parcela única no ano passado depois que a reitoria exigiu a execução da sentença na justiça como forma de retaliação à greve de 2011.
Orçamento 2013
Para o orçamento 2013, foram destacados alguns pontos centrais como a devolução integral do dinheiro do imposto sindical aos trabalhadores da Universidade e a aquisição de uma nova Kombi para as atividades externas do STU. O veículo antigo, assim como o equipamento de som que fazia parte de sua estrutura, já não apresentava condições de uso há algum tempo e sua troca fazia parte dos planos da gestão “Vamos à Luta!”.