Após analisar a carta-proposta apresentada pela reitoria na mesa de negociação desta quinta-feira (25), nossa assembleia aprovou o posicionamento elaborado pela diretoria do STU para orientar os próximos passos da mobilização e da greve.
A categoria reconhece a importância da abertura da mesa de negociação da Pauta Específica emergencial, a retirada dos F3 e dos descontos salariais e o compromisso de manutenção de uma mesa permanente para discutir as demais reivindicações da categoria.
No entanto, a assembleia avaliou que a proposta de reajuste dos auxílios e de recomposição salarial apresentada pela reitoria permanece insuficiente diante das necessidades dos trabalhadores e da reivindicação de isonomia com a USP, além de cobrar os valores devidos do Descongela.
Na próxima quarta-feira (30), a Comissão de Trabalhadores volta à mesa de negociação para receber da reitoria uma devolutiva sobre a nossa Pauta Específica. Na mesma data, será realizado o “Dia sem Paepe”, uma mobilização de apoio à greve que evidencia uma verdade muitas vezes invisibilizada: sem o trabalho dos servidores técnico-administrativos, a universidade simplesmente não funciona. A adesão de unidades como a Faculdade de Educação reforça o reconhecimento de que os trabalhadores são parte fundamental da história e da qualidade da Unicamp.
Além disso, a assembleia aprovou a realização de nova Assembleia, no dia 02/07, às 13h, na Sede do STU. Vamos avaliar os resultados obtidos e discutir o indicativo de suspensão ou não da greve.
É inegável que a continuidade das negociações e os avanços conquistados até aqui são resultado direto da greve e da unidade dos trabalhadores. Por isso, precisamos seguir unidos e mobilizados.
Categoria repudia ataques ao IEL
A assembleia aprovou uma Moção de Repúdio à invasão promovida por militantes da extrema direita ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ocorrida em 23 de junho.
O episódio soma-se a uma sequência de ataques que vêm transformando espaços da universidade em alvo de ações provocativas, intimidatórias e antidemocráticas.
A assembleia entende que defender a universidade pública é defender a democracia, a liberdade de pensamento e o direito de todos a uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.









1 comentário até agora
MarcitaPostado em6:52 pm - jun 25, 2026
Pessoal!! Unicamp!! São muitas conquistas!! E muitas por vir …Ocorrerá negociação Reitoria & STU no dia 01/07 a discutir acordos “Descongela do Trabalhador” Também ocorrendo reunião do STU/Jurídico/Reitoria/Adunicamp… São parâmetros de carater urgencia orçamentária ao sala´rio do trabalhador….
De forma então!! Tratando-se Muito.urgente!! a discutir parcelamento a ressarcir referidas perdas salariais desde 2012 ao acumulo de 14,97% ou seja!! se faltando 14,97% ao bolso do servidor …E caso Unicamp nem puder pagar em parcelamento se haveriá sim!! outras formas dela ressarcir o servidor através de quaisquer valor arrecadação que Reitoria obter e seja o mínimo arrecadado!! E muito esta fracionária arrecadação irá somando-se em ressarcimento a recompor perdas ao salário do servidor uma sendo manobra estratégica até zerar a dívida/perdas de 14,97% Sendo caminhos a recuperar poder de compra das perdas e tornando -se real política permanente e Também de fato a recuperar-se nossa importante isonomia… Ou seja! !! Reajustar Nosso salario por estar em deficiência!! e devido a deficiência causando-se rombos e tornando-se salário precarizado a não mtotalizar de forma integral o salário e tão desproporcional igual prescreve a Lei Trabalhista….E poderia nos pagar as perdas! tirando-se da arrecadação Aeplam… e até solicitar mais verba para cobrir estas perdas isonomicas de 2012.…Poderia-se contar com recursos das viagens/ intercambio que nós intelectuais e pensantes também fizemos partes desta construção e glamour!! …Também poderiam contar com nossas verbas acumuladas…ou seja!! não repassadas ha mais de 12 anos ao Trabalhador… ..
…Importante quitar-se esta dívida perdas e mantendo-se parceria e compromisso com os servidores …E se pensarmos!! Nem 7,56% iria resolver cobrir o prejuízo…Se estas perdas de 14,97% recomporem
….O correto será recompor total valor índice perdas 14,96% … Seria importante & justa partilha a termos suporte da Aeplam & Sejam importantes quais sejam valores arrecadados da Aeplam!! Seria muito justo que investisse a zerar em parcelamento/calendário ao trabalhador e assim funcionaria como uma forma de Reitoria a indenizarnos através por valores arrecadados ou seja fracionados, Mas!! destinados a conta do trabalhador até zerar-se as perdas salariais….Reitoria!!Esqueça esperar alcancar grandes metas de orcamento!! tão porque!! Se Unicamp está em crise orçamentaria como dizem.….Então criem estratégias e agilizem um plano de ação parcelamento pra pagar esta precarização ao trabalhador…..Já não temos isonomia salarial…Pior!! Estamos em 14,96% a menos no salário e perdas desde 2012… Também um índice Data Base menor que inflação & uma Carreira Paepe que o Recurso não alinha salário de ninguem ….Inclusive!! sugiro pegar este recurso Carreira a pagarnos em forma de Abono emergencial igual a USP superou-se em estrategia pra ajudar o trabalhador e foi estratégia da USP até por questão Lei Trabalhista….Então!! Meu reitor!! sei que irá agir na verdade e abrir negociação parcelamento nesta reunião negociação ao dia 01/07 a acordar negociações…Crise sempre existira e não temos como fugir a desafios.
Muito grata!
Marcita
Sucesso!!