Nesta terça-feira (13), em uma Assembleia Geral, a categoria aprovou a Pauta Específica 2023, que será entregue ao reitor Tom Zé. Além disso, foi indicada uma paralisação para a próxima semana, no dia 21/06.
A partir de agora, as reuniões de unidade serão retomadas visando a organização da mobilização para a paralisação e a discussão das estratégias para levar o reitor à mesa de negociação. Então agende o mais rápido a sua reunião e informe o STU pelo (19) 3521-7412 ou e-mail [email protected].
Com a data-base interna em aberto, precisamos usar o nosso poder de mobilização para conquistar a isonomia com a USP e revogar o Ponto Eletrônico, que tem avançado na Área da Saúde.
Uma das reivindicações fundamentais da paralisação é a abertura imediata da negociação da Pauta Específica 2023, bem como a revogação do Ponto Eletrônico.
De hoje em diante, é crucial ampliarmos a nossa mobilização!
Não ao Ponto Eletrônico
A categoria reafirmou sua oposição à implantação do Ponto Eletrônico e orientou o STU a recusar participar de qualquer instância de discussão sobre controle de ponto dos/as trabalhadores/as.
Durante a assembleia, foi decidido que serão cobradas explicações da reitoria quanto à compra e deterioração dos equipamentos eletrônicos, além da suposta contratação sem licitação da empresa responsável pela implementação do sistema de controle de ponto.
“O controle de ponto é um mecanismo que incentiva a injustiça porque promove a divisão entre as categorias e acarreta mais problemas nas relações de trabalho dentro da unidade”, apontou um funcionário na assembleia.
A categoria destacou que não teme o controle de ponto, pois a qualidade do trabalho desenvolvido já está comprovada com o reconhecimento da Unicamp como uma universidade de excelência.
A denúncia é direcionada à discriminação promovida pelo sistema e aos custos gerados pela instalação de um método ultrapassado de controle da jornada de trabalho.
Retirada dos cartões de vale refeição e atrasos nos pagamentos
Os cartões de vale refeição já estão disponíveis para retirada no setor de Recursos Humanos das unidades. Essa conquista é resultado do poder de mobilização dos trabalhadores da Unicamp, demonstrando a importância da organização sindical.
Seja sócio(a) do STU e vamos juntos ampliar as conquistas conjuntamente!
Atraso nos pagamentos
A diretoria aproveitou a assembleia para reforçar para os/as funcionários/as que enfrentaram prejuízos financeiros devido aos atrasos nos pagamentos que encaminhem todos os documentos comprobatórios para análise da assessoria jurídica através do e-mail jurí[email protected].
Embora tenha sido um incidente isolado, os prejuízos devem ser ressarcidos pelos órgãos competentes.
Nota de Pesar
A assembleia registrou o falecimento de Luiz Gonzaga de Brito, conhecido como Luizão, ocorrido em 09/06.
Luizão foi um participante ativo do STU desde sua fundação e integrou o Departamento de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria da entidade por muitos anos.
Luizão, presente!