De 10 a 12 de abril acontece na Unicamp o XIX Congresso Mundial de Educador@s Sociais.
O encontro irá debater os rumos da profissão e de um campo de pesquisas, de educação e de práticas voltadas à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Também será a oportunidade de reunir alguns dos mais expressivos pensadores nacionais e internacionais da educação social, educação popular e educação não formal como agentes dos processos cotidianos de transformação social que, atuando nas fissuras do sistema, constroem estratégias de sobrevivência e resistência para aqueles que são oprimidos e explorados pelo sistema econômico dominante.
O congresso também abordará os aspectos legais e organizacionais do processo de estruturação do Educador Social como profissional, incluindo sua formação, o processo de escolarização e a regulamentação de sua profissão.
As mesas de debates discutirão o papel político da educação social, o protagonismo feminino no cenário de resistência democrática e transformação social, o dever ético da transformação social para a construção de um estado democrático, o panorama Latino-Americano, a mídia e novas tecnologias na resistência à endireitação planetária entre outros temas.
Atuação
O educador social pode ter diversos perfis profissionais e atuar em muitas áreas, passando por monitores e cuidadores, arte-educadores, agentes sociais de saúde, educação e cultura, lideranças comunitárias e militantes de movimentos sociais. Todos eles têm em comum o trabalho com grupos comunitários em que as relações sociais demandam uma intervenção que vise a melhora da qualidade de vida.
O encontro é o organizado pela AEESSP (Associação dos Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo) e a AIEJI (Associação Internacional de Educadores Sociais) em parceria com diversas entidades, entre elas, o STU.
Para se inscrever, conferir a programação ou obter mais informações, acesse o site do encontro em http://xixcongresso.aeessp.org.br/inscricoes/