O STU e a reitoria renovaram segunda-feira (08) a assinatura do Acordo Coletivo dos/as Trabalhadores/as da Área da Saúde, que regulamenta as condições de trabalho dos/as servidores/as da Área da Saúde.
O acordo estabelece normas e diretrizes de trabalho e direitos do/a trabalhador/a para os/as profissionais do Complexo Hospitalar da Universidade.
Segundo a Coordenadora Geral do STU, Elisiene Lobo, o maior ganho que a categoria teve nessa renovação foi a possibilidade de incluir novas discussões a qualquer momento, mesmo com o acordo estando vigente.
“Não precisa renovar ou esperar a renovação a cada dois anos para uma nova discussão, esse foi o maior ganho que a gente teve nessa renovação”, completa Elisiene.
“O acordo representa um ponto de entendimento entre a entidade que representa os/as trabalhadores/as da Unicamp, e as possibilidades que a instituição tem de garantir direitos e de alguma forma estabelecer deveres também dos/as trabalhadores/as da área da saúde”, disse o reitor Tom Zé, após a assinatura do acordo.
A Unicamp se comprometeu em fazer uma cartilha em parceria com o STU para ampliar a divulgação do acordo. Em breve esse documento estará disponível no nosso site.
Ficou marcada nova reunião, daqui 30 dias, com a finalidade de avaliar o que ficou de fora do acordo, podendo ser acrescentados itens em algum momento, com a ciência do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Vale lembrar que esse acordo tem força de lei, tanto que o MPT se orienta, fiscaliza e regulamenta as condições de trabalho na Unicamp conforme esse documento.
Participaram da reunião o reitor Tom Zé, o chefe de gabinete do reitor, Paulo Cesar Montagner, a Procuradora Geral da Unicamp, Luciana Alboccino Barbosa Catalano, a coordenadora geral do STU, Elisiene Lobo, e os/as diretores/as Eva Lopes, Irene Rabelo, Reliton C. da Silva, Marli de Fátima Gomes Silva e Marcos Bueno da Silva.