No próximo sábado (21), das 12h às 16h, o grupo Urucungos, Puítas e Quijengues realizará um almoço onde será servido Muambá de Galinha. Esse prato é típico da culinária angolana e muito popular no país. A receita leva galinha, azeite de dendê ou óleo de palma, quiabo, abóbora, entre outros itens. Esses ingredientes são para fazer um saboroso e picante molho que envolve a galinha.
O almoço será acompanhado de uma animada roda de Sambas Raiz e Paulista com os batuqueiros que estarão presentes.
O almoço custa R$ 30 (dois pratos) e terá sua renda destinada a cobrir as despesas e os danos decorrentes de um furto que a sede da entidade sofreu há alguns meses. Os convites podem ser adquiridos com o Zé Prettu na sede do STU, até sexta-feira (20), às 18h.
A atividade será realizada na Rua Salvador Lombardi, Neto, 20, Vl. Nova Teixeira em Campinas.
Participe da Muambá de Galinha em solidariedade ao Urugungos!
Urucungos, Puítas e Quijengues
Como organização social de caráter cultural, o Urucungos foi fundado em 1988 na Unicamp, através de um curso de extensão, ministrada pela folclorista Raquel Trindade que o batizou de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuíca) e Quijêngues (Tambor), instrumentos musicais africanos proveniente de Angola e muito difundido no Brasil.
O grupo tem como missão resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira de acordo como elas são manifestadas nas suas origens e apresentada ao público em forma de arte.
O espetáculo “Ciranda da Minha Terra” apresenta danças circulares afro brasileiras como o Coco de Alagoas, Samba Lenço, Samba de Bumbo, Samba de Roda e Jongos.
A marca principal do Urucungos é fazer com que o público participe das suas performances, criando um ambiente de integração coletiva, onde a música, a dança e as cantorias do espetáculo misturam-se com as energias das pessoas, formando neste momento a verdadeira manifestação popular, que é a participação do público.