Na manhã desta segunda-feira (6) a Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade acolheu as inscrições dos candidatos para o processo de sucessão do reitor da Unicamp. Ao total são cinco nomes, sendo eles: Antonio Celso Fonseca de Arruda, Léo Pini Magalhães, Luis Alberto Magna, Marcelo Knobel e Rachel Meneguello.
No dia 7 já foram divulgadas as listas de docentes e servidores técnicos-administrativo aptos a votar. No dia 21 será liberada a lista de discentes, já que até o momento há apenas lista provisória dos alunos já matriculados.
A consulta acontece nos dias 15 e 16 de março e os dias 29 e 30 do mesmo mês foram escolhidos para a possibilidade de segundo turno.
Durante todo o processo, o STU levará aos candidatos questionamentos de posicionamento pertinentes à categoria (lutas e demandas), proporá debates conjuntos às entidades do campus e organizará assembleia (22/02) com os trabalhadores para discutir o processo.
Cabe ressaltar que o processo de escolha do novo reitor não é paritário e o voto dos funcionários e estudantes valem 1/5 cada e dos docentes 3/5. Como o processo é realizado no mês de março dificulta a participação dos estudantes e diminui o peso/participação deles no processo.
Fonte: Boletim STU 005/2017