Profissionais denunciam condições de trabalho precárias e aumento no risco de contaminação por Covid-19
“As Vidas dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Saúde Importam!” é o apelo da mobilização organizada pelos trabalhadores e trabalhadoras da Área de Saúde da Unicamp, expostos diariamente à contaminação pelo Coronavírus (Covid-19).
No ato que acontece amanhã, terça-feira (23/06/20), às 7h da manhã, na Rampa do 3º Andar do Hospital de Clínicas da Unicamp, os profissionais de Saúde vão cobrar mais proteção e melhores condições de trabalho para os que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia.
Apesar das denúncias e ações do STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp), a situação desses profissionais dentro da Universidade continua muito precária. São inúmeras as reclamações sobre equipamentos de proteção individual; jornada extenuante; testes para detectar Covid-19, aumento dos afastamentos, das contaminações e adoecimentos pela Covid-19; retirada de direitos trabalhistas, entre outros problemas.
Esses afastamentos além de gerar sobrecarga e aumento da pressão no ambiente de trabalho, afetam consideravelmente a qualidade do atendimento à população. Não tem como manter um SUS (Sistema Único de Saúde) de qualidade oferecendo condições de trabalho e de vida precárias aos funcionários e usuários do serviço.
O Brasil está no nível de transmissão comunitária muito preocupante. E é importante considerar que a velocidade da pandemia tem acelerado devido à flexibilização do isolamento social na Região de Campinas. Com isso, eclode os problemas no Complexo Hospitalar da Unicamp.
Um estudo realizado por pesquisadores da Coppe/UFRJ – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, demonstrou que cerca de 2,6 milhões de profissionais da Área de Saúde apresentam risco de contágio acima de 50% pela Covid-19.
Esse estudo chama a atenção não só para a importância de proteger os profissionais de Saúde, como para a enorme responsabilidade dos gestores em garantir condições de trabalho seguras.
Apesar da situação do país ser de calamidade pública, é preciso olhar para os trabalhadores de forma cuidadosa por conta da vulnerabilidade de transmissão no local de trabalho.
O STU tem insistido junto à Administração da Unicamp na proposta de formação de uma Comissão Técnica com gestores e funcionários da Área de Saúde da Unicamp, que fiscalize o cumprimento dos protocolos e discuta os problemas apresentados pelos trabalhadores. Mas até o momento não obteve retorno.
Não podemos medir esforços para fortalecer as condições de segurança daqueles que estão lidando diretamente com os pacientes de Covid-19. É imprescindível lutar para preservar vidas, inclusive a vida de quem está cuidando das outras pessoas.
- Manifestação: “As Vidas dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Saúde Importam!”
- Data: 23/06/20 (terça-feira)
- Horário: 7h da manhã
- Local: Rampa do 3º Andar do Hospital de Clínicas da Unicamp