Após quase dois anos de pandemia, o STU sediou novamente, no dia 13 de abril de 2022, um encontro do fórum dos aposentados/as das universidades estaduais paulistas e aproveitou para apresentar os trabalhos da nova direção que está assumindo o sindicato.
No encontro foi falado sobre as eleições do STU, bem como quem são os/as novos/as coordenadores/as: Ângelo Barreto – Alerta, Antônio de Pádua Ilanes – Avante STU, e Sandra Aparecida de Almeida Ramos – Unidade e Luta – Travessia.
Na reunião também foi passado um informe sobre a última assembleia e a aprovação da Pauta Unificada de Reivindicações 2022 proposta pelo Fórum das Seis Entidades. Também foi comentado sobre o auxílio nutrição, ao invés de auxílio alimentação, que vai ser debatido em reuniões futuras porque esse termo é utilizado pela prefeitura de Campinas, mas pelo estado é auxílio alimentação. Também falaram sobre SPPREV, IAMSP e a indicação do novo coordenador do Fórum dos aposentados.
Uma das sugestões faladas na reunião foi de fazer uma agenda pontual para verificar quais Deputados/as ou candidatos/as estão a favor das reivindicações dos aposentados/as para criar uma grande frente no estado de São Paulo com intuito de ganhar força e apoio às pautas e também fazer uma visita para tratar questões específicas dos aposentados/as.
APOSENTADOS NA LUTA PARA DERRUBAR DECRETO N°65.021
Segundo informações da coordenação de aposentados essa reunião foi importante para pensar novas estratégias para conversar com parlamentares e pedir apoio para que seja aprovado o Projeto de decreto legislativo n°22 de 2020 que susta os efeitos do Decreto nº65.021, de 19 de junho de 2020, – que dispõe sobre a declaração de déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência do Estado e dá providências. Esse decreto impôs uma pesada sobretaxação aos aposentados/as e pensionistas autárquicos do estado, que já sofrem com o aumento da inflação.
Outra tática comentada foi elaborar um documento para levar até os deputados/as e mostrar que os aposentados/as contam com a ajuda dos parlamentares para votar a favor dos trabalhadores aposentados/as no PL 22.
FÓRUM DOS APOSENTADOS ESCOLHE NOVO COORDENADOR
O novo coordenador do fórum dos aposentados escolhido foi o Antonio Carlos Homem, aposentado da UNESP, e diretor do Sintunesp. A última coordenação estava com o representante do STU, José Aparecido Calderaro, que se estendeu devido a pandemia.
O Fórum dos Aposentados das três universidades públicas paulistas, USP, UNESP e UNICAMP, foi criado em 07/11/2003, composto por um membro de cada entidade. A coordenação geral tem o prazo de dois anos, e é escolhida pelos aposentados que costumam realizar reuniões bimestrais.
A REUNIÃO TEVE PARTICIPAÇÃO HÍBRIDA
Estiveram presentes na reunião o Alberto de Souza, Coordenador Político do Sintunesp, Antonio Carlos Homem, Coordenador dos aposentados Jaboticabal/FCAV, a nova
coordenação de aposentados/as do STU: Ângelo Barreto – Alerta, Antônio de Pádua Ilanes – Avante STU, e Sandra Aparecida de Almeida Ramos – Unidade e Luta – Travessia.
De forma online estiveram o diretor Daniel Cândido dos Santos – USP/São Carlos, o Deputado Federal Carlos Giannazi e alguns aposentados/as.