Reunida por videoconferência nesta segunda-feira (30/03), a diretoria do STU decidiu reivindicar à reitoria o pagamento de um vale-alimentação extra para todos os servidores da Unicamp. Sugerindo que o crédito seja feito nesta sexta-feira (03/04).
A antecipação em caráter emergencial é em função da conjuntura econômica imposta pelo novo Coronavírus (Covid-19).
Segundo estudos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), os itens básicos que estavam com preço em queda na primeira aferição de março/20, passaram a subir no levantamento mais recente.
Como a maioria das famílias estão fazendo todas as refeições em casa, houve aumento da busca por alimentos resultando no avanço dos preços. Outro fator importante para o aumento dos itens da Cesta Básica é o desequilíbrio causado pela demanda de oferta e procura, que se modificou em razão da estocagem de alimentos por receio de que o vírus se propague mais e expanda o período de confinamento social.
O STU defende que liberar um crédito extra de vale-alimentação é uma maneira de valorizar o servidor público e amenizar seu custo de vida, já que, desde maio/2015, acumulam perdas salariais significativas.
Confira abaixo o ofício encaminhado pelo STU à reitoria.
Fonte: Imagem da Capa disponível em https://icon-icons.com/