O STU iniciou na última quinta-feira (1º de agosto) a devolução do imposto sindical a todos os sócios e não sócios que solicitaram a devolução do tributo no prazo estabelecido pelo sindicato no primeiro semestre deste ano. Nesse primeiro momento, foram realizadas as devoluções de 3.171 servidores, entre sócios e não sócios – todos eles clientes dos bancos Santander e Banco do Brasil.
Durante a efetivação dos pagamentos, algumas contas correntes foram recusadas pelos bancos por estarem bloqueadas ou incorretas. Para solucionar estes casos, o STU irá entrar em contato em breve com os servidores para realizar as correções necessárias.
Os depósitos em outros bancos como Bradesco e Itaú serão realizados nos próximos dias.
É importante lembrar que a devolução do imposto sindical não é obrigatória. No entanto, como a diretoria do STU é contrária à cobrança dessa taxa, tem como política a devolução de 60% do valor que é destinado anualmente ao sindicato. Os 40% restantes são repassados pela Universidade à União, que divide o montante entre as centrais sindicais, federações, confederações e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Vale ressaltar que o valor creditado ao funcionário está sob o nome de “Pagamento ao Fornecedor”, então confira seu extrato bancário!