Permanecer na luta por democracia nas universidades e aguardar respostas do novo governo.
O STU participou da última Plenária deste ano da Fasubra, em Brasília, de 08 a 10 de dezembro. No primeiro dia, foi realizada uma comemoração ao aniversário de 44 anos da federação, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. A solenidade contou com a presença de vários parlamentares reconhecendo a importância da federação durante todos esses anos de existência.
Essa plenária foi muito importante, devido ao momento da conjuntura que estamos passando. “Foi uma das maiores Plenárias que eu já participei, pois contou com quase 200 delegados. Foi tirado um conjunto de encaminhamentos para serem debatidos no primeiro semestre de 2023, onde o governo Lula já terá assumido e precisará dar uma resposta a população”, comentou a diretora Bianca Zupirolli que esteve representando o STU como uma das delegadas na Plenária.
Dentre as pautas estava a análise e aprovação das contas da FASUBRA dos anos 2020 e 2021, o que realmente aconteceu. De acordo com João Daniel, que faz parte do Conselho Fiscal da Fasubra, foi mostrado que a federação ampliou seu patrimônio e manteve a saúde financeira.
“A Plenária da FASUBRA cumpriu o papel de atualizar a pauta de reivindicações para ser entregue ao governo Lula no dia 2 de janeiro. Outro ponto importante foi o debate de democracia na universidade que para nós é tão caro”, comenta Toninho Alves, Coordenador da Fasubra e do STU.
O debate pela democracia nas universidades também foi muito discutido no encontro. A defesa contra os interventores e contra os cortes na educação resultou em um calendário de mobilização ainda em dezembro. E a partir de janeiro, o objetivo é acompanhar as mesas de negociação com o novo presidente para garantir a carreira dos técnico-administrativos/as em educação e as reivindicações históricas retomando o acordo feito em 2016, ainda no governo Dilma. Porque durante o governo golpista Temer e o governo Bolsonaro não houve nenhuma mesa de negociação.
Segundo a Diretora Geral do STU, Elisiene Lobo que também esteve na Plenária, um dos encaminhamentos foi a realização do próximo CONFASUBRA, que será em maio/2023, em Brasília. Este congresso vai eleger a nova coordenação da Fasubra.
Lembrando as vítimas da Covid-19, antes de iniciar a Plenária Nacional, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem aos técnico-administrativos/as em educação que perderam suas vidas durante a pandemia.
O STU enviou como delegadas para a Plenária Nacional da Fasubra as diretoras Elisiene Lobo, Sandra Ramos, Bianca Zupirolli. O João Daniel do STU também esteve na Plenária apresentando as contas da Fasubra e coordenando a mesa do Conselho Fiscal. O diretor do STU Toninho Alves faz parte da coordenação geral da federação e também estava participando do encontro.
Confira abaixo um poema escrito pela delegada técnico-administrativa aposentada da UFRRJ, Ivanilda Reis que leu para os/as participantes da Plenária:
A vitória de Lula e o direito de voltar a sorrir
Voltar a sorrir não é força de expressão
Representa uma explosão de amor no coração
Eu que adoro dá aquele sorrisão
Estava triste vivendo uma grande apreensão
Sofrendo em vê tanto ódio, tanta destruição
Com Lula nasceu uma grande esperança em meu coração
Sei que não será fácil não
Afinal os seguidores do ódio, da defesa da opressão
Continuam no nosso meio sem compaixão
Mas saber que o mito deles derrotamos com muita determinação
Me traz o sorriso de volta e a certeza que nossa luta não foi em vão
Sou mulher, negra lutando contra a exploração
Viver com um machista racista no poder desta nação
Foi um sofrimento que você não tem noção
Ganhamos! Não foi só uma eleição
Foi como renascer
viver uma ressurreição
Agora é seguir feliz, mas sem trégua, sem ilusão
Sem esquecer
que só com muita luta e mobilização
Poderemos garantir a transformação
Pois só a eleição
Não mudará nossa vida não
Precisamos seguir lutando com muita garra organização e união
Sem medo
Só assim teremos um mundo mais
justo, democrático e sem submissão