O STU manifestou presencialmente o seu apoio, com a presença das diretoras Elisiene Lobo e Irene Rabelo, no ato de Mobilização Nacional em defesa da competência da Justiça do Trabalho, que aconteceu nesta manhã de quarta-feira, 28/02, em Campinas, em frente ao Fórum trabalhista.
Segundo a Coordenadora Geral do STU, Elisiene Lobo, desde a reforma trabalhista e da previdência, todos/as os/as trabalhadores/as estão perdendo, e não podemos mais admitir isso. Os/as sindicalistas são as vozes dos trabalhadores, e é preciso pressionar a justiça do trabalho, por isso que o STU compareceu ao ato.
A mobilização de hoje é uma reação à progressiva limitação das competências constitucionais da Justiça do Trabalho, provocada por recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em sua fala no ato, Elisiene lembrou dos/as trabalhadores/as da saúde em meio a pandemia, que foram exaltados/as e aplaudidos/as, mas que hoje estão esquecidos/as. Não conseguem garantir a pauta das 30 horas, e nem o que já foi garantido pela justiça, que é o salário base corrigido. O setor privado não está fazendo essa garantia. “Precisamos que o Ministério Público garanta isso, que o Ministério da Justiça do Trabalho garanta isso, para a qualidade de vida do/a trabalhador/a, e para sua família”, diz Elisiene.
Muitas entidades sindicais e algumas personalidades políticas estiveram presentes no ato. Confira abaixo algumas fotos:
*Fotos: Wilson Tourinho