O STU e a reitoria da Unicamp renovaram, no dia 9 de setembro deste ano, a assinatura do Acordo Coletivo dos Trabalhadores da Área da Saúde, que regulamenta as condições de trabalho dos/as servidores/as da Área da Saúde que prestam serviços no HC (Hospital de Clínicas), no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), no Hemocentro (Centro de Hematologia e Hemoterapia), no Gastrocentro (Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo) e no Cecom (Centro de Saúde da Comunidade).
Em parceria com a reitoria da Unicamp, foi feita uma cartilha do Acordo Coletivo que será distribuída em forma impresso em janeiro de 2022. Até lá, já estamos disponibilizando o arquivo em formato digital (pdf) para que a categoria já confira o documento.
Esta é quarta edição do contrato que tem como origem a greve deflagrada pelos trabalhadores da Saúde, em 2006, que cobravam regulamentação da jornada e melhores condições de trabalho.
Este documento firmado é fruto de uma longa discussão da categoria por meio de plenárias virtuais e conta com diretrizes sobre descanso, uniforme privativo, liberação para estudo, respeito às representações de funcionários, como o Conselho de Representantes do STU, além do aperfeiçoamento das normas que regulamenta a jornada de trabalho, o uso de EPI’s e as medidas de proteção à vida.
O Acordo Coletivo tem força de lei e suas cláusulas contam com o respaldo do Ministério Público do Trabalho.
Baixe aqui o Acordo Coletivo dos Trabalhadores da Área da Saúde.
cartilha_ACT_Saude_2021_versao-final_CURVA_final