O STU participou no dia 28/08, com uma delegação de diretores/as, integrantes da base e estudantes da Unicamp de um Ciclo Nacional de Seminários sobre “Autonomia Universitária”, no Instituto de Estudos Avançados da USP.
Devido a importância desse momento, uma conquista realizada na greve de 1988, e que hoje está em risco por conta do Governador Tarcísio de Freitas, e da mudança do financiamento das universidades através da reforma tributária, os/as nossos/as representantes juntamente com o movimento estudantil fez uma manifestação, em defesa da democracia, com cartazes solicitando que o Cruesp (Conselho de Reitores), receba o Fórum das Seis para reabrir negociação, e também pedindo negociação sobre a permanência estudantil.
O STU permanece constantemente na luta pela autonomia universitária e em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. Manifestações públicas como esta, feita em conjunto, reforça a nossa luta em prol da autonomia universitária, da democracia e do nosso pedido de renegociação com o Cruesp.
Também estiveram presentes outros sindicatos como ADunicamp, Adusp, Adunesp, Sintusp, Centro Paula Souza, o ex-ministro da Educação e ex-reitor da UNB, Cristovam Buarque, o reitor da USP, Carlos Gilberto, o reitor da Unicamp, Tom Zé, ex-reitores da Unicamp, entre outras pessoas convidadas.