Diante da declaração do vereador Paulo Galtério (PSB) de cunho machista, desrespeitoso e desprovido de qualquer senso crítico e que demonstra total desconhecimento do edil a respeito dos problemas da saúde pública da cidade, o STU decidiu protocolar uma Nota de Repúdio na Câmara Municipal de Campinas.
Confira abaixo o teor do documento que cobra do vereador respeito ao SUS e seus profissionais.
Nota de Repúdio aos Ataques ao SUS
Nós trabalhadores da saúde expressamos aqui nosso repúdio às opiniões do Vereador Paulo Galtério a cerca dos problemas que afetam a saúde pública que segundo ele estão associadas às questões pessoais dos profissionais da Enfermagem.
É de conhecimento público que a saúde pública no Brasil beira o caos e que Campinas também enfrenta crises graves. Como cidadãos, sempre buscamos votar naqueles que irão nos representar e defender o povo. Como profissionais, além da responsabilidade no processo democrático, temos o dever de lidar bem de perto com as crises no Sistema Único de Saúde lutando dia após dia por cada vida que atendemos. Estamos portanto na frente dessa batalha dando nosso sangue e literalmente a nossa saúde por um SUS com atendimento digno e humanizado. O que esperamos dos nossos políticos eleitos é que, no mínimo, enxerguem a importância de cada vida, de cada guerreiro nessa batalha. Sim, nós da Enfermagem somos guerreiros, lutamos com bravura e, com muita responsabilidade pela missão que assumimos, estudamos arduamente para tal. Enquanto para vocês “representantes do povo” um corte significa um número, para nós significa um curativo que não poderá ser trocado por falta de material e colocará uma vida em risco de infecção. Isso sem mencionar as contas que não batem enquanto os que deveriam cuidar do povo enriquecem ilicitamente.
Viemos hoje para expressar nosso descontentamento com a fala de um homem, mas estamos aqui para clamar, acima de qualquer ser humano de opiniões medíocres. Clamamos pelas vidas que atendemos, pelas vidas da Enfermagem que estamos perdendo nessa batalha. Nós estamos doentes física e psicologicamente, muitos colegas nossos estão suicidando após saírem de plantões pesados. O sentimento de impotência frente aos problemas que encontramos vem nos dominando. E quando esperamos enxergar uma luz no fim do túnel, um dirigente lutando a nossa guerra, vemos alguém como o Vereador Galtério, carregado de preconceitos, desprezar todo o nosso conhecimento científico e o nosso esforço árduo para nos apontar o dedo ao invés de nos estender a mão.
Concluo ressaltando nosso desprezo pelas opiniões rasas a respeito de um problema infinitamente profundo. E convidando-os a lutar conosco, buscar implementar políticas públicas que otimizem o atendimento do SUS, a lutar por um SUS de qualidade e a reconhecer a importância de cada profissional que entrega a sua vida diariamente por essa causa.
Campinas, 21 de Maio de 2019