O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp vem a público divulgar uma moção de repúdio a proposição de criação de um busto do escritor negacionista e astrólogo, Olavo de Carvalho.
Defensor declarado da ditadura militar enfrentada pelo Brasil, foi apoiador e simpatizante dos horrores realizados pelo regime militar, ovacionando torturadores e reivindicando o fim da democracia em nosso país.
Depreciando o conhecimento cientifico e acadêmico, era terraplanista e divulgador de teorias conspiratórias sem fundamento, gerando desinformação e confusão.
Olavo de Carvalho era considerado ideólogo da extrema direita, falecido em 24 de janeiro de 2022, e como negacionista, foi antivacina colaborando com um governo responsável por uma política genocida na condução do combate à pandemia do vírus Covid-19. Por ironia do destino, ou pela falta de cuidados e crença na ciência, Olavo faleceu devido à contração do vírus que ele mesmo negou a existência e mortalidade do dos efeitos gerados pelo vírus.
É descabia a homenagem à quem defende ideias antidemocráticas e anticientíficas, pois entende-se que quem propaga a ignorância, a barbárie e a intolerância, coloca nossa sociedade em risco.