A divulgação do “Relatório de Gestão 2009-2013 da DEdIC” causou indignação às trabalhadoras do Sistema de Educação Infantil. A realidade vivida por funcionários e usuários das creches (precariedade das instalações, falta de projeto pedagógico e o não reconhecimento dos equipamentos como espaços de educação infantil) parecem não existir para quem lê o texto.
De acordo com a diretora do STU e funcionária da DEdIC Rosana Aranha, “o documento não reflete em momento algum a situação do sistema educativo, onde nos últimos anos houve excesso de burocracia, desmotivação e perseguição de profissionais, diminuição de vagas e o fechamento do Apoio 2 do PRODECAD, precarização das instalações, inclusive dos parques, queda na qualidade e quantidade dos alimentos oferecidos e outros problemas mais graves como a inexistência de um projeto político pedagógico, cargos de chefia ocupados por profissionais sem experiência na educação infantil, etc. Quem utiliza este serviço sabe da precariedade que se tornou a DEdIC. O relatório apresentado é um conto de fadas, visto que os equipamentos, mobiliários e brinquedos nunca chegaram à DEdIC. As fotos mostram a verdadeira realidade deixada pelo trio Roberta Borges, Patrícia Morato e Rinaldo Gimenes”.
Crédito das imagens: Danilo Negreti
ERRATA: No texto publicado no Boletim do STU 29, de ontem, sob o título “Servidores questionam relatório da DEdIC”, onde se lê “projeto pedagógico”, leia-se “projeto político pedagógico”. Onde se lê “professores”, leia-se “gestores”. Onde se lê Rosana Aranha, leia-se Danilo Negreti.
4 Comentários até agora
Suellen PierriPostado em5:39 pm - maio 21, 2013
Sou funcionária da creche e não gostei da maneira que a matéria foi escrita no boletim, questionamos o porquê de todas aparecermos como indignadas se nem ao menos o sindicato conversou com todas nós. Concordamos que o documento tem inúmeras falhas e inverdades, porém, discordamos da atitude do sindicato em falar por nós sem antes nos consultar.
E apenas um adendo: as fotos são somente do espaço do CECI, se vocês falam no geral, na DEDIC, onde estão CAS e PRODECAD?
Enfim, achamos que esse assunto merece ser revisto…
Luciana AraújoPostado em12:45 pm - maio 23, 2013
Olá Suellen, recebemos a pauta por meio do coordenador do Deptº de Imprensa e usuário da DEdIC Danilo Negreti e da diretora e servidora da DEdIC Rosana Aranha com o informe de que a divulgação do relatório de gestão causou indignação nos pais e professoras do DedIC. Se essa visão não reflete sua opinião, sinta-se à vontade para encaminhar um texto ao sindicato, caso queira vê-lo publicado nos materiais da entidade, que têm espaço aberto à categoria. Por isso seu comentário já está também divulgado.
adminPostado em12:52 pm - maio 23, 2013
Errata: No texto publicado no Boletim do STU 29, de ontem, sob o título “Servidores questionam relatório da DEdIC”, onde se lê “projeto pedagógico”, leia-se “projeto político pedagógico”. Onde se lê “professores”, leia-se “gestores”. Onde se lê Rosana
Aranha, leia-se Danilo Negreti.
Danilo NegretiPostado em3:01 pm - maio 23, 2013
Suellen, boa tarde.
A Sugestão do texto foi sim uma iniciativa minha que rascunhei um esboço e encaminhei para análise da comissão de imprensa do STU para publicação em boletim. Houve desentendimentos na direção e o texto foi publicado no Boletim com erros e sem meu conhecimento e da Diretora Rosana Aranha. Estou a disposição para maiores esclarecimentos. Assim como estou esclarecendo as outras professoras da DEDIC.