Ontem pela manhã (29), mais um funcionário do Restaurante Universitário (RU) se feriu durante o trabalho. Um dos cozinheiros, contratado pela Funcamp e com mais de 10 anos dedicados à Unicamp, sofreu um acidente ao manusear uma das panelas na cozinha do restaurante.
Segundo informações prestadas pelos trabalhadores e pela chefia local, o funcionário foi tentar ajustar a peça, denominada torniquete, quando foi atingido pelo ar quente da panela. Ele foi socorrido e levado ao CECOM para atendimento e a Segurança do Trabalho da Funcamp foi acionada para notificar o caso.
Quando os diretores do STU visitaram o local a panela continuava em funcionamento. De acordo com a Segurança do Trabalho da Funcamp, a peça seria checada e as condições em que se deu o acidente seriam analisadas. Depois de concluída essa fase seriam feitas as recomendações, que podem ir desde a substituição do utensílio até a indicação de treinamento para os funcionários.
O fato é que a estrutura do restaurante está cada vez mais deficitária no que diz respeito às condições de trabalho. E apesar das inúmeras reformas a situação continua insalubre.
Já foram registrados problemas na sala da caldeira, nas tubulações internas e externas, nos carrinhos térmicos, nos elevadores, na máquina de lavar bandejas, na manutenção de peças que são repostas e continuam em condições precárias de uso, entre outras ocorrências.
Fazem-se urgentes melhorias nas instalações do espaço, a aquisição de utensílios domésticos e EPI adequados e um treinamento eficaz, bem como medidas rigorosas de segurança para evitar acidentes.
O STU vai continuar acompanhando o caso, para que o funcionário não seja culpado pelo acidente ocorrido. Além de intensificar sua cobrança para que a Unicamp implemente melhorias efetivas no restaurante e adquira equipamentos modernos e adequados para o local, além de investir na saúde e segurança do trabalhador.
Funcionário do RU sofre acidente de trabalho com panela
4 Comentários até agora
joeli alves sacramentoPostado em9:53 pm - nov 4, 2015
eu acho nos funcionario da funcamp se tornou iscravo traballhando comedo de se mandado em bora
Saúde EncimaPostado em6:35 pm - jul 26, 2016
Olá, gostei do artigo. É bem fundamentado e com excelentes dicas. Espero ter outros com essa qualidade.
Matheus de Barra Grande piauíPostado em11:17 pm - maio 27, 2017
Bacana.
jorge gomesPostado em12:45 pm - mar 26, 2018
Comprovado pelas fotos que estão ausentes ações efetivas de prevenção, tornando os profissionais do SESMT ausentes do cumprimento das suas funções, assim como os membros da CIPA e, infelizmente cada trabalhador envolvido no processo não está tendo o suporte necessário para a prevenção.