No dia 25 de março, a reportagem da Band Campinas divulgou que a rampa do HC apresenta problemas, poucos meses após a conclusão da sua instalação.
O problema também já foi detectado pelo STU e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) local que estão cobrando resolução urgente visto a gravidade da situação, já que diariamente circulam por ali centenas pessoas que podem sofrer algum acidente.
Confira abaixo a reportagem sobre o assunto:
HC paga R$ 84 mil e piso dura só 6 meses
Segundo a instituição, o problema teve início logo que as obras começaram em junho do ano passado. O prazo estimado era que a instalação fosse concluída em 15 dias. No entanto, o fim das obras só se deu em setembro. “Nesse período, a nossa equipe de engenharia já havia constatado que o piso não estava de acordo. Eles chegaram a refazer o serviço”, informou a assessoria de imprensa do hospital.
Diante disso, o valor cobrado pela obra – R$ 84 mil – foi depositado em juízo e a ação está sendo acompanhada pela procuradoria da Unicamp.
A equipe de reportagem do Metro esteve no local na semana passada e constatou que em quase toda a extensão existem falhas na borracha, que está se soltando. O próprio contra-piso esfarelou, situação que é um risco para os pacientes, principalmente para cadeirantes. Até mesmo a linha-guia para deficientes visuais está comprometida. Em alguns trechos, o solado descolou.
Passam por dia no Hospital das Clínicas da Unicamp cerca de 5 mil pessoas, sendo que a maior parte delas – cerca de 80% – utiliza a entrada principal, onde ocorreu o descolamento do piso. Na última quinta-feira, o HC iniciou a remoção da borracha. A previsão é de que no início da abril uma nova empresa, que venceu o segundo processo licitatório, inicie a colocação do novo piso. Desta vez, o hospital decidiu abolir o uso da borracha. Na mesma área, deverá ser instalado granito antiderrapante.
Não foi informado à reportagem o nome da empresa que realizou o serviço mal feito. Por isso, o Metro não conseguiu contato para saber a justificativa dos mesmos para a deterioração do material.
Piso da entrada principal do HC (rampa)
Fonte: Do Metro Campinas (http://www.band.uol.com.br/tv/campinas/default.asp)
Fotos: Fernanda de Freitas