Para entender, pesquisar e monitorar os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde mental de Técnico Administrativos/as em Educação (TAEs), Acadêmicos/as de Graduação e Pós-Graduação e Docentes do ensino básico ao universitário, diversos cientistas de universidades brasileiras se uniram para realizar essa pesquisa (clique aqui para preencher o formulário da pesquisa)
O projeto PSIcovida tem a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa também possui a colaboração do grupo Parent in Science (confira abaixo mais informações).
A psicóloga da carreira TAE da UFF Rachel Lana, que integra o projeto diz que “Coletar um bom número de respostas é fundamental para que consigamos analisar os dados com confiabilidade. Esperamos que estes resultados impulsionem transformações que melhorem a saúde mental de nossa comunidade”, afirma ela sobre a importância em colaborar com a pesquisa.
Para a Docente do Instituto de Biociências da UFRGS e integrante do grupo Parent in Science Fernanda Staniscuaski, “Já era importante antes da pandemia, mas após esses dois anos de trabalho remoto e isolamentos, essas situações trouxeram mudanças nas questões da saúde mental e por isso é fundamental que a gente conheça o cenário que vivemos para que possamos pensar em estratégias de como lidar com os problemas de saúde mental que existem dentro da nossa comunidade acadêmica”, enfatiza a professora.
O questionário possui uma riqueza de informações e é bem completo. Ele também traz a parentalidade para ser avaliada, como a questão se deu durante o trabalho remoto em casa, com a com a sobrecarga de pessoas com filhos(as), além de outras problematizações ao longo dos meses pandêmicos.
Sobre o projeto
O projeto começou com o chamado PSIcovdA 1, onde o objetivo era investigar a saúde mental de profissionais que atuaram na linha de frene ao combate do COVID-19. Como a pandemia acabou se prolongando mais do que o imaginado, pesquisadores/as viram a necessidade em seguir no projeto e formularam o PSIcovidA 2.
Para acessar o site do projeto, clique aqui.
Sobre o Parent in Science
O projeto também possui parceria com o Parent in Science, um grupo que surgiu para levantar a discussão sobre a maternidade/paternidade, dentro do universo da ciência do Brasil, e mostrar o impacto da parentalidade na carreira de cientistas.
Para conhecer mais sobre o grupo Parent in Science, clique aqui e acesse o site.