Preço dos fretados leva muitos trabalhadores a optarem por transporte individual

Há muito tempo o STU recebe reclamações dos funcionários técnico administrativos da Unicamp sobre os altos preços cobrados pelo serviço de transporte fretado. Os valores são tão abusivos que, a cada ano, aumenta o número de trabalhadores que optam por outros meios de transporte para se deslocar à Universidade, como carro e ônibus, ambos contraditoriamente mais vantajosos do ponto de vista econômico. Esse fato agravou os problemas relacionados a tráfego e estacionamento dentro e fora do campus de Barão Geraldo, fazendo com que a comunidade universitária tenha que enfrentar diariamente uma rotina de poluição, sufoco e estresse.

Usuários reclamam da precariedade e demora

De acordo com o Anuário Estatístico da Unicamp (Aeplan/2013), nos últimos dez anos o número de usuários dos fretados diminuiu 20%. Ainda de acordo com o Anuário, no mesmo período o total de linhas administrativas caiu de 75 para 70.

Essa redução no número de linhas fez com que o itinerário de diversas outras fosse ampliado, como forma de atender a demanda que ficou descoberta pelas linhas extintas. Com isso, fazendo com que muitos funcionários levem até duas horas para chegar em casa. Linhas como a 07 tiveram os ônibus substituídos por micro-ônibus, que não contam com espaço adequado entre os assentos, principalmente para gestantes e mães com filhos de colo. Essa linha transporta um grande número de crianças à creche.

Outros problemas são comuns, como os veículos velhos da linha 88.

STU cobra transparência da Universidade

Durante as reuniões de negociação da Campanha Salarial 2013, o STU solicitou que a reitoria fornecesse à entidade as planilhas de custo do serviço de transporte fretado e os contratos firmados com as empresas que exploram o serviço. Entretanto, até hoje, os documentos não foram repassados.

Em setembro de 2011, oito pessoas foram presas por suspeita de fraudes e favorecimento em contratos no transporte da Unicamp, entre elas os empresários Belarmino Marta Júnior, dono da Rápido Luxo, e Miguel Moreira Junior, proprietário da Transmimo, que seriam parte de uma suposta “Máfia dos Transportes” de Campinas e região.

Em abril deste ano o Judiciário rejeitou a denúncia contra empresários sob a justificativa de que a ação apresentada pelo Ministério Público não era “clara e objetiva”.

O STU questiona o fato da Unicamp ter mantido silêncio sobre o caso durante a gestão Fernando Costa e não ter apresentado esclarecimentos à comunidade universitária até hoje. O sindicato defende ainda a redução imediata do preço do fretado, rumo à tarifa zero. Vamos à Luta!

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4 Comentários até agora

CeliaPostado em9:45 am - set 12, 2013

Prezados,
Com relação ainda aos Transportes gostaria de ver abordado também a questão dos ônibus coletivos que fazem o trajeto para a UNICAMP, tanto do Terminal Central, Terminal Barão Geraldo, Rodoviária e Vinhedo. Muitos funcionários (eu inclusive) utilizam esse tipo de transporte que deixa muito a desejar: intervalo muito longo entre um horário e outro e ônibus sempre lotados. Acredito que a UNICAMP precisaria reivindicar melhorias nas linhas que servem o Campus tanto com relação a aumento da frequência dos horários quanto ao tipo de veículo (por ex. ônibus articulado nos horários de pico)

CarlosPostado em9:36 am - set 23, 2013

O fretado passa proximo a minha residencia, moro no BOSQUE DAS PALMEIRAS aqui em B.Geraldo, mas optei em cancelar o fretado e vir de carro. Motivo: primeiro o preço absurdo que seria cobrado de mim hoje mais ou menos 220 reais enquanto com combustivel eu gasto 95 reais, e se eu usar o circular eu gasto 120, reais,segundo ganho de tempo 1 hora de manha e 1 hora a tarde. Outro assunto a arefeição no bandeijão quase q dobrou de preço pra mim,. A COISA TA FEIA. ESTOU 100% DESANIMADO.

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