Na esteira de ocupar os espaços públicos em defesa da Saúde e Educação, foram eleitas como delegadas à Conferência Municipal de Saúde de Campinas Elisiene Lobo, Eva Lopes, Edith Almeida, Gabriela Barros e Sandra Ramos. Todas são diretoras do STU e funcionárias da Área da Saúde.
A conferência acontece de 24 a 26/03, sob o tema “Defender o SUS, a Vida e a Democracia: Amanhã Será Outro Dia”.
Esse encontro vai debater parte das propostas discutidas nas pré-conferências realizadas nas regiões de Campinas, sendo uma etapa fundamental para a Conferência Nacional de Saúde prevista para julho em Brasília
A conferência é um espaço extremamente importante de elaboração de políticas públicas, controle social e participação popular referentes à saúde.
Como um sindicato que tem como bandeira a defesa do SUS, temos muito interesse em participar, ajudar a formular políticas e ampliar as discussões que envolvam a saúde da população, principalmente porque elas afetam diretamente a saúde do trabalhador e trabalhadora da Unicamp.
A eleição dos/as nossos/as diretores/as no Conselho Municipal de Saúde e Conferência Municipal de Saúde são reconhecimentos ao fato do STU ter sido um dos sindicatos servidores pioneiros no Brasil na defesa do SUS e dos serviços públicos. Sem contar que a nossa entidade sempre esteve na vanguarda da luta por melhores condições de saúde para a populações negra, LGBTQIA+, indígenas e mulheres.