STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

Plenária da Fasubra encaminha apoio à candidatura de Lula

O STU participou da Plenária Nacional da Fasubra nos dias 3, 4 e 5 de junho em Brasília. Foi a primeira plenária presencial que aconteceu “pós-pandemia” no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade Federal de Brasília (UnB).

A plenária contou com a participação de representações das universidades públicas do Brasil inteiro com ampla discussão e debates sobre conjuntura atual e como os ataques do governo tem atingido e afetado todos/as trabalhadores/as.

Plenária Nacional da Fasubra. Foto: Fasubra

Segundo a Coordenadora Geral do STU, Marli Armelin, “foi importante porque percebermos que os ataques as universidades públicas estaduais não são diferentes. As lutas são as mesmas: reposição salarial, avaliações de desempenho para progressão de carreira, descontos e desvalorização dos aposentados e o ataque à autonomia das universidades”, completa Armelin dizendo que esses tópicos também fazem parte das nossas discussões.

“Foi muito bom retomar a uma plenária presencial, infelizmente senti falta de discussões mais voltadas as situações dos HUs estaduais. Precisamos fortalecer as lutas nas estaduais e municipais porque os HUs no geral vêm sofrendo com os desmontes”, diz a Coordenadora Geral do STU, Elisiene Lobo.

APOSENTADOS TERÃO REUNIÃO DE TODAS ENTIDADES DO BRASIL

A Coordenadora de Aposentados e pensionistas do STU, Sandra Ramos, comentou que além das pautas gerais como o apoio à candidatura do ex-presidente Lula nas eleições, foi planejada uma reunião de todas as entidades dos aposentados para julho ou agosto e um encontro de aposentados para agosto ou setembro. Na plenária também foi falado pela Sandra Ramos que a categoria está passando muitas dificuldades com o PDL 22/2020 – confisco do governo de São Paulo, pois muitos perderam quantias até mil reais na sua aposentadoria. O STU está ciente e somos solidários nessa luta.

Confira abaixo o vídeo da participação na Plenária da delegada Sandra Ramos:

“A Plenária da Fasubra cumpriu um papel importante nessa conjuntura. De debater o processo eleitoral e tirar apoio à candidatura de Lula para presidente. E o STU é uma das entidades mais importantes da FASUBRA, por ser estadual e trazer elementos agregadores às federais”, comentou o delegado do STU e Conselheiro Fiscal da Fasubra, João Daniel.

De acordo com o Coordenador Geral da Fasubra, e diretor do STU, Toninho Alves, “a Plenária Nacional da FASUBRA, ocorreu em um momento importante da conjuntura, além de debater a campanha salarial dos SPF, que deliberou uma jornada de lutas de 09 a 14, também debateu o trabalho remoto e suas implicações aos Técnico-Administrativos/as em Educação (TAEs)”.

ENCAMINHAMENTOS DA PLENÁRIA NACIONAL DA FASUBRA

Dentre os encaminhamentos, foi definido realizar uma reunião do setor das estaduais e municipais, urgente, para debater as questões específicas; apoio à candidatura Lula e os candidatos proporcionais do campo da esquerda em especial servidores públicos para derrotar a política racista e de desmonte do estado do atual governo; greve da FASUBRA para as federais no mínimo no setor da educação; e convocatória do GT carreira das entidades de bases para constituição de um GT nacional para discutir Teletrabalho.

Elisiene Lobo, João Paulo, Cleusa Schetini, Aparecido Calderaro, Toninho Alves, Sandra Ramos, João Daniel, Marli Armelin. Foto: Divulgação Marli Armelin.

Representando o STU como delegados/as escolhidos em assembleia foram: Elisiene Lobo, Marli Armelin, Sandra Ramos, João Daniel Moura, Aparecido Calderaro. Como ouvinte a aposentada Cleusa Schetini, também participou da Plenária da Fasubra.

Foi a primeira participação da nova diretoria do STU em uma Plenária da Fasubra, e esses momentos são muito importantes para a formação e fortalecimento político, principalmente por estarmos em um ano eleitoral que vai precisar da nossa conscientização e empenho para derrotarmos o atual governo.

Confira a seguir o Informe de Direção da Fasubra com o relatório completo da Plenária Nacional:

ID-1-de-junho-de-2022

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile