No último sábado e domingo, 15 e 16 de julho, a Fasubra Sindical realizou Plenária Estaturária, no Teatro dos Bancários, em Brasília.
Participaram 150 delegados e delegadas de 36 entidades sindicais de todo o Brasil. O STU contou com sete titulares. Além destes, esteve presente a diretora Bianca Cristina Zupirolli, que faz parte da atual pasta de Coordenação de Mulheres da Fasubra, e o João Daniel de Moura, que faz parte da Coordenação de Estaduais e Municipais.
A plenária debateu assuntos que ficaram pendentes, no vigésimo quarto Confasubra, realizado em maio. Entraram em pauta: ações de combate ao racismo, juventude e movimento sindical, HU’s, comunicação e terceirização.
Posse da nova gestão da Fasubra
Ainda no sábado (15), foi realizada a posse da nova direção da Fasubra, para o triênio 2023-2026. Esta é a primeira vez, na história da Federação, que três mulheres ocupam a Coordenação Geral: Cristina del Papa (Unir), Loiva Chansis (Ousadia e Luta/Bloco) e Ivanilda Reis (Travessia).
Confira nominata oficial da nova Direção da Fasubra.
Na ocasião, esteve presente também Vânia Galvão, primeira mulher presidente da Fasubra, em 1984. Vânia destacou a importância das mulheres na luta sindical.
Deliberações da Plenária
No último dia de Plenária (16), o debate permeou a análise de conjuntura e plano de lutas. Como deliberação final, a Fasubra deverá orientar, ainda nesta semana, as bases a realizarem mobilizações no dia 25 de julho, quando deve ocorrer mesa de negociação de carreira e salário, e em 4 de agosto, quando o governo deve apresentar a proposta de orçamento para 2024.
Fotos: Arquivo pessoal Mauricio Severo e Ciro Oliveira.
Texto: Assufsm