Ontem (21) foi protocolado na Câmara dos Deputados o primeiro pedido coletivo de abertura de processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O centro das denúncias são os ataques contra a saúde pública e a democracia.
A Fasubra está entre as entidades que assinam o documento fruto de um Manifesto Popular que conta com apoio de parlamentares; juristas; intelectuais; lideranças do Movimento Social; partidos como o PT, PCdoB, PSTU, UP, PCB, PSOL e PCO; e mais de 400 representantes de entidades.
O pedido ressalta que Bolsonaro precisa sair por demonstrar completa incapacidade de governar o país. Ele é acusado de cometer crimes de responsabilidade, atentar contra a saúde pública, arriscar a vida da população pelo seu comportamento genocida e irresponsável e desrespeitar a Constituição.
“Como se não bastasse, ao mesmo tempo em que enterramos nossos mortos ou temos nossos entes queridos agonizando na espera por internação hospitalar, o presidente da República se torna o principal inimigo das regras elementares de isolamento social para a contenção da pandemia, zomba das dores do povo, ao mesmo tempo, em que ensaia um golpe contra as liberdades democráticas e suas instituições. Sua conduta piora o quadro geral, estimulando aglomerações, menosprezando o perigo e coincidem com a diminuição do isolamento em muitos estados do Brasil.”, destaca o documento.
Conheça o manifesto popular por um impeachment contra Bolsonaro:
Manifesto_Pedido_Popular_de_Impeachment_com_assinaturas_versão_final