Rodrigo Cruz
Ato cobrará posicionamentos do novo reitor sobre os eixos centrais da campanha salarial deste ano
Os trabalhadores da Unicamp realizam um ato-paralisação no próximo dia 23/04 (terça-feira), com concentração a partir das 8h30, em frente à reitoria. O objetivo é cobrar o posicionamento do reitor sobre os temas centrais da campanha deste ano: revogação das punições de 2010 e 2011, equiparação dos pisos salariais da Unicamp com a USP, implementação das 30 horas na área da saúde, vale-alimentação para os aposentados e valorização da educação infantil.
Com essa atividade a categoria dará o pontapé inicial na Campanha Salarial 2013, acumulando forças para o enfrentamento pela retomada imediata da isonomia e cobrará, logo no segundo dia da nova gestão, o cumprimento dos compromissos assumidos no período de campanha. Diante da notícia de que a Unicamp possui uma reserva orçamentária de R$ 1,1 bilhão, os servidores exigem que a equiparação dos pisos salariais seja feita já.
O ato será acompanhado de uma paralisação de meio período, conforme deliberado durante a assembleia geral da categoria no dia 11/04. O novo reitor da Unicamp deve ser empossado no próximo dia 19 (sexta-feira).
Na Funcamp, segue a luta pelo aumento e habituidade do vale-alimentação
Enquanto os trabalhadores contratados pela Unicamp se preparam para cobrar isonomia do novo reitor, na Funcamp a luta pelo aumento do vale-alimentação continua. Os servidores da fundação também reivindicam que o pagamento do benefício seja efetuado nas férias e nos dias de falta, como ocorre com os funcionários contratados diretamente pela Universidade. A conquista do vale-alimentação para os trabalhadores da Funcamp, resultado da campanha salarial impulsionada em agosto do ano passado pelo STU, reforça a importância de manter neste ano a luta pela isonomia salarial e de benefícios também entre todos os trabalhadores na Unicamp. Sua participação é que dá força a esta luta.