Depois de duas semanas de implantação do novo sistema fretado e inúmeras reclamações, a categoria decidiu cruzar os braços para cobrar melhorias no transporte.
A concentração foi em frente à reitoria e, além de reunião com a Prefeitura Universitária, fizemos uma assembleia para debater e encaminhar novas ações.
Em reunião com a Prefeitura Universitária, representantes da Unitransp, uma comissão de trabalhadores e diretores do sindicato, os funcionários puderam apontar ao Prefeito Universitário, Juliano Henrique Davoli Finelli e seu vice, José Reinaldo Braga, inúmeras dificuldades enfrentadas no trajeto de ida e volta do trabalho.
Entre as reclamações estavam o aumento significativo do tempo de trajeto, falhas na roteirização, problemas de segurança nos pontos de embarque e desembarque, além de dificuldades relacionadas à proibição de mudanças de rota pelos usuários.
O prefeito respondeu ser possível organizar representantes de cada linha, e que as solicitações de mudança de linha, horário, itinerário ou ponto de embarque/desembarque podem ser feitas por meio de formulário oficial onde constará a assinatura de 50% + 1 dos usuários da linha solicitada. De acordo com o gestor, essa possibilidade está prevista no artigo 22 da Instrução Normativa da Prefeitura 4/2023, que trata do fretado.
Com relação à questão da distância entre os pontos, o prefeito sinalizou que estão recebendo bastante demanda, principalmente de trabalhadoras com crianças de colo, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo ele, cada caso está sendo verificado e estão procurando aproximar os pontos, mesmo com a Deliberação do Conselho Universitário (Consu) prevendo o deslocamento de até mil metros da casa até o ponto.
Finelli explicou que a Deliberação Consu rege as regras de utilização do fretado, mas a Prefeitura Universitária adotou algumas premissas com objetivo de facilitar o deslocamento dos funcionários. Entre elas está a questão da duração da viagem ser de até 1h30 e a caminhabilidade (entre a residência e o ponto de embarque/desembarque) de no máximo 500 m.
De acordo com o prefeito, foram feitas tratativas entre a Prefeitura e a empresa, mas a Deliberação Consu deve predominar, pois as premissas dependem de acordos.
A equipe da Unitransp está procurando reformular os roteiros para todo mundo ficar encaixadinho na sua linha e não andar mais de mil metros.
Para minimizar o trajeto das pessoas com mobilidade reduzida, a Prefeitura Universitária prometeu responder ao sindicato até o final dessa semana.
A informação é que estão priorizando resolver as questões dos usuários já cadastrados. Mas prometeram melhorias até o final dessa semana.
STU está de olho
Nesse meio tempo o STU vai continuar se organizando, recebendo as demandas, e também convidamos você, usuário do fretado a nos procurar com as solicitações de alterações das linhas.
O sindicato já está orientando como fazer para recolher as assinaturas de 50% + 1 ou 90% de assinaturas para a solicitação de novas linhas.
Essa proposta contempla em partes nossa solicitação de retornar as linhas como eram antes, sem prejuízo às novas linhas criadas.
Também vamos questionar a DGRH sobre as questões dos dados desatualizados dos funcionários.
Assembleia
Diante do retorno da Prefeitura Universitária, a assembleia deliberou aguardar o prazo solicitado pelo gestor para implantação de melhorias e avaliar a situação em uma nova assembleia.
Até lá, orientamos a todos preencherem o formulário da Prefeitura Universitária com as informações objetivas.
Lembre-se de colocar a linha, período e o problema para facilitar a solução, pois há muitos formulários sem essas informações, inviabilizando a resposta ou solução do caso.
Semana que vem, terça-feira, 04/02, às 12h, tem Assembleia Geral, na Praça da Paz, para dar continuidade a nossa luta e as nossas cobranças. A sua participação é fundamental para a nossa luta, participe!