A diretoria do STU vem a público manifestar a sua solidariedade aos estudantes, amigos e familiares das vítimas do atentado na Escola Estadual Primo Bitti e na escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, ocorrido sexta-feira passada (25).
Causou-nos profunda indignação saber que o atirador – usando uma roupa camuflada com uma suástica nazista no braço, chapéu e uma máscara de caveira no rosto – invadiu duas escolas localizadas no município de Aracruz-ES, abriu fogo contra estudantes e professores deixando quatro mortos e inúmeros feridos.
O motivo do ataque ainda é desconhecido, mas sabe-se que o autor do atentado, um adolescente de 16 anos, teria utilizado duas armas para cometer os crimes, sendo que pelo menos uma delas era de seu pai, um tenente da Polícia Militar do Estado.
Atentados desse tipo, motivado pela intolerância e o ódio, não tem justificativa e fere gravemente nossa Carta Magna.
A situação chocou toda a sociedade pela forma cruel com que se deu, principalmente, por ter ocorrido dentro de uma escola, onde são incentivados valores como tolerância, respeito e conhecimento.
Manifestamos profundo pesar às professoras e à aluna que perderam suas vidas e desejarmos plena recuperação às pessoas feridas. Que a comunidade local encontre acolhimento e força para superar essa tragédia.
Essa grave situação é mais uma prova de que facilitar a posse e liberar o porte de armas não favorece a diminuição da criminalidade, ao contrário, dá mais força para que grupos genocidas possam matar deliberadamente.
Esperamos que todos os envolvidos direta ou indiretamente no atentado sejam identificados e junto com o atirador sejam punidos com todo o rigor da lei pelo crime de ódio cometido contra as duas comunidades escolar.
Racistas e fascistas não passarão!