No dia 28/07, o enfermeiro no Hospital das Clínicas, em Pernambuco, Marcone César Tabosa, de 32 anos, cometeu suicídio decorrente da dor de perder a mãe para a Covid-19. As informações são dos próprios colegas de profissão de Marcone.
Segundo o que foi divulgado, ele se jogou do 10º andar do prédio em que morava, após sua mãe falecer por complicações do novo Coronavírus, o que o deixou completamente abalado.
Além dos riscos à saúde, a pressão exercida pelas chefias e as péssimas condições de trabalho, esses trabalhadores precisam lidar com a insegurança que ronda a sua vida e de seus familiares.
Infelizmente essa triste realidade assola a vida dos profissionais da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia, principalmente pela incerteza das políticas sanitárias deficitárias impostas pelos governos.
Diante de perda tão precoce, a diretoria do STU envia condolências aos familiares e amigos de Marcone César Tabosa e reforça o sentimento de pesar e votos para que encontrem o conforto merecido.
E nesse misto de sentimento de pesar, mas também de gratidão, rendemos nossas homenagens e respeito ao colega pela inestimável dedicação ao serviço público e à saúde pública.
Campinas, 31 de Agosto de 2020