No dia 03/12 aconteceu a reunião no HC, junto com a diretora do Dpto. de Enfermagem, representante da Superintendência e RH, para discutir a implantação da jornada de 30 horas semanais nos ambulatórios do HC. Com a proposta apresentada pela gestão os trabalhadores desses setores foram obrigados a cumprir jornada de 8 horas diárias, com perdas de benefícios como o acesso de filhos às creches, o que além de tudo obriga esses servidores a ficar na Universidade por longo período, esperando o horário do fretado.
O STU argumentou sobre esses fatos que representam perda de benefícios e realização de horas extras e em reunião com os trabalhadores discutiu jornada alternativa, sem perdas de benefícios. Porém, nada avançou na reunião do HC, diferentemente do que ocorreu no Caism, onde a direção se dispôs a discutir outras propostas. No HC a direção da enfermagem se limitou a dizer que os trabalhadores descontentes com a escala deveriam procurar outro setor.
O STU considera a retomada das 30 horas uma conquista, e entende que é um absurdo que os gestores do HC façam dela uma punição. A diretoria do sindicato também reivindica que essa discussão seja encaminhada sem causar nenhum prejuízo aos trabalhadores.
Em decisões desde 2011 o TST considera o tempo de espera por transporte fornecido pela empresa como hora-extra, já que o empregado está sim a disposição do empregador.
O STU convoca reunião com trabalhadores dos ambulatórios para o próximo dia 16/12 às 12h30, no F-2.