28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTQIA+ ou simplesmente Dia do Orgulho Gay. O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária.
Hoje é um dia que marca a luta contra a opressão por causa da orientação sexual e da identidade de gênero, em virtude de ser uma data marcada pela rebelião que ocorreu em 1969, na cidade de Nova York, no bar de Stonewall.
No mundo inteiro, 28 de junho é o dia do orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexuais e assexuais (LGBTQIA+), e a FASUBRA Sindical faz de Junho, o mês de fortalecimento da luta contra a opressão sofrida pela população LGBTQIA+.
Nesse mês, a FASUBRA dará destaque a realidade da população LGBTQIA+ no Brasil que está distante da efetivação de uma sociedade que garanta os direitos civis e uma estrutura social que garanta a segurança e liberdade.
Segundo os dados do Observatório de Mortes e Violências LGBTI no Brasil, pelo menos 589 pessoas LGBTQIA+ morreram de forma violenta ao longo dos anos de 2021 e 2022.
Nesse mês de Junho, a Fasubra convida todas as suas entidades filiadas a protagonizarem esse debate em suas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Será uma importante oportunidade de dialogar com a comunidade interna e externa das IFES, sobre essa perversa realidade que caracteriza a sociedade brasileira; além de pensar o fortalecimento da luta contra a LGBTQIA+fobia dentro das IFES.
Texto: STU e Fasubra.
Confira abaixo o vídeo do STU para o dia 28/06: