Você conhece alguém que não sabe e precisa ler e escrever?
O projeto Mãos Solidárias, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), está promovendo em São Paulo, e outros 10 estados, uma jornada de alfabetização de jovens e adultos nas periferias.
Quem pode participar?
Pessoas acima de 15 anos que não estejam alfabetizadas ou que tenham dificuldade na leitura e na escrita. Não pode estar vinculado a nenhuma escola.
Como participar na Unicamp?
As inscrições vão até o dia 25/04, e basta você entrar em contato com a Ana Beatriz, que possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Unicamp, o número é (35) 9.9272-9283.
A previsão para o início das aulas é dia 28/04. As aulas vão acontecer no IFCH, 1º andar.
Qual método será utilizado?
Para a alfabetização, a jornada vai utilizar o método “sim, eu posso”. Foi desenvolvido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (IPLAC) na década de 1990, em Cuba, e a forma de atuação já é amplamente utilizada pelo MST, desde 2006, em sua luta pela erradicação do analfabetismo e tem dado bons resultados em todo o país.
No Brasil já são cerca de 100 mil alfabetizados. E essa proposta envolve a alfabetização como condição para a superação da desigualdade social.
É importante ressaltar que as aulas são gratuitas e vão oferecer um certificado. Este curso é em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Serviço:
As inscrições para o projeto vão até o dia 25/04. Para participar, é preciso ter mais de 15 anos e não estar matriculado a nenhuma escola. As matrículas estão sendo realizadas pela Ana Beatriz, pelo número (35) 9.9272-9283.

*Texto com informações do site Brasil de Fato.