Comando de greve hoje às 14 horas discute encaminhamentos para decisão da categoria sobre a proposta apresentada pelos reitores após mais de cem dias de paralisação * Unidades devem se reunir pela manhã e debater sugestões para o comando e a assembleia.
No dia de ontem ocorreu a reunião de negociação entre o Cruesp e o Fórum das Seis. O Conselho de Reitores apresentou a proposta de reajuste salarial de 5,2% a ser consolidada até o mês de janeiro, com a primeira parcela a ser paga em outubro (2,567%) e 2,567% a partir de janeiro. A proposta segue o que foi votado durante a reunião do Conselho Universitário da USP no dia 2 de setembro.
Após mais de cem dias de greve e diversas afirmações de que seria “impossível” conceder qualquer reajuste, os reitores se renderam à força da mobilização e o reajuste zero foi derrotado. O que é uma vitória importante.
A avaliação sobre a proposta será debatida no comando, que definirá a data da próxima assembleia geral e poderá discutir à luz da decisão do TRT sobre o debate salarial na USP, já que a audiência de conciliação prevista para 5/9 foi antecipada para hoje.
Sobre as demais pautas reivindicadas pelas categorias, os reitores afirmaram que entendem que estão superadas as tratativas no âmbito do Conselho, devendo ser debatidas nas universidades.
Durante a reunião, os trabalhadores da Unicamp, USP e Unesp realizaram mais um grande ato, que começou na Avenida Paulista e fechou a rua em frente à sede do Cruesp.