Comando de Greve se reúne hoje às 14 horas no PB * Fórum das Seis também tem reunião hoje, em São Paulo, para discutir próximos passos da Campanha Salarial Unificada.
A greve só cresce com intransigência do Cruesp em não conceder reajuste (já que os 3% oferecidos não chegam nem perto da inflação, que bateu em 10%). O encerramento unilateral das negociações pelos reitores fez com que a indignação com o desrespeito crescesse ainda mais e os professores, estudantes e técnico-administrativos de locais que ainda não tinham aderido entrassem em greve por tempo indeterminado.
Construir as ações da Greve Unificada na Unicamp
O desafio apontado nas reuniões de unidades é a construção de uma agenda comum de toda a comunidade universitária nos locais de trabalho como nas ações gerais realizadas na Universidade.
Hoje o tema será debatido no Comando, que buscará dialogar com a Adunicamp, o DCE e o movimento #OcupaTudoUnicamp a intensificação de agendas unificadas.
Na semana de 13 a 17/6, o Fórum das Seis convocará novo ato conjunto das três universidades na capital. A data será discutida na reunião de hoje do Fórum, à luz dos debates nas bases dos trabalhadores e estudantes em greve. A proposta do STU é que a atividade aconteça no dia 14.
Seguindo a orientação de fortalecer a greve unificada, as unidades devem se reunir hoje pela manhã. Os locais de trabalho que ainda não elegeram representantes para o comando devem fazê-lo.
Quadro da Greve Unificada
Adusp – Em assembleia realizada em 31/05, os docentes decidiram pela continuidade da greve. Nova assembleia está agendada para o próximo dia 08.
Adunicamp – A assembleia de 01/06 deflagrou greve por tempo indeterminado. Também em 08/06 os docentes têm nova assembleia.
Adunesp – Já estão em greve os campi de Franca, Bauru, Marília e Araraquara. Demais campi ainda estão em processo de assembleias.
Sintusp – Greve deflagrada em 12/05. No dia 06/06 haverá um debate com a participação do juiz do Trabalho e professor da Faculdade de Direito, Jorge Luiz Souto Maior, e o deputado Carlos Gianazzi sobre sobre o corte de ponto, e uma reunião com presença do Ministério Público, entre a direção do hospital universitário e os médicos e trabalhadores em greve.
Sintunesp – Estão em greve os campi de Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Marília, Jaboticabal, Presidente Prudente, Sorocaba. Iniciam a greve a partir de hoje os campi de Guaratinguetá e São José do Rio Preto, e Araçatuba a partir de amanahã. Demais campi ainda estão em processo de assembleia.
Estudantes – A reitoria da Unicamp está ocupada desde 10/05, e diversas atividades estão sendo realizadas, com crescimento diário da greve. Na USP, o prédio de Letras (FFLCH) foi ocupado em 11/05 e a greve geral foi decretada em 12/05. Até o momento são 9 unidades com cursos em greve. No caso da Unesp, a greve estudantil acontece atualmente nos campi de Presidente Prudente, Bauru, Assis, Marília, Franca e São Paulo (Barra Funda), com diversas ocupações.