Nesta semana tomamos conhecimento de que funcionários da Unicamp estão recebendo ligações de golpistas que se intitulam representantes de um antigo prestador de serviço de advocacia nosso (escritório de advocacia) e até mesmo do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU). Esses bandidos estão se passando por advogados para convencer pessoas a pagarem “taxas processuais” referentes a ações que não existem ou ainda depositar certo valor como condição para ter o precatório liberado – o que é ilegal.
Todo cuidado é pouco com fraudes em tempos de pandemia, ainda mais quando envolvem ações trabalhistas. Com a Lei de Transparência é possível acessar dados dessas ações nos site dos tribunais, averiguar se o funcionário tem uma ação, principalmente contra o governo e se essa ação, inclusive, foi ganha ou não. Não é possível acessar todos os dados em detalhes nem os valores envolvidos, mas isso já é suficiente para o golpista enganar a pessoa. Então, não hesite em pedir ajuda!
Segundo a Polícia Militar é preciso ficar muito atento a esse tipo de abordagem que sempre é acompanhada de pressão psicológica. Sob pressão, a vítima toma decisão de fazer o depósito sem raciocinar. Isso porque a abordagem telefônica ou a carta enviada são feitas com bastante ênfase e convencimento e os golpistas dizem que o valor tem que ser depositado com rapidez.
Se alguém ligar para você dizendo que o valor já foi liberado e que precisa de um depósito ou pagamento de boleto para taxas, desligue e procure imediatamente o Sindicato ou o escritório de advocacia responsável pela ação, somente através dos canais oficiais. Só assim você saberá se a informação é falsa ou verdadeira.
O STU está à disposição para tirar dúvidas e fornecer outras informações. Basta telefonar ou enviar um WhatsApp para (19) 99744-4890 ou enviar um e-mail para [email protected] relatando o ocorrido.
Estamos apurando os fatos e analisando as medidas cabíveis.
ORIENTAÇÃO:
- Caso receba uma ligação desses golpistas anote o número do telefone/celular e faça um B.O. (Boletim de Ocorrência) urgentemente.