A reunião com a reitoria para discutir a utilização ainda esse ano dos recursos reservados para carreira aconteceu nesta quarta (26). Estiveram presentes representando a reitoria a profa. Tereza e os chefes de gabinete professores Joaquim e Shirley. Além dos diretores do STU estiveram presentes os presidentes das CSA’s da DAC, IFCH, Feagri, FEA e HC. A composição dos participantes da reunião foi discutida na última reunião que o sindicato fez com representantes das CSA´s que aconteceu em 19/09.
Foram apresentadas para a reitoria as decisões da plenária da carreira que ocorreu em 12/09, que deliberou que os recursos da carreira deveriam ser utilizados nesse ano e que as CSA´s deveriam participar da discussão. A plenária também reafirmou a discussão já realizada durante a greve de que cada trabalhador deveria receber uma referência, o que implica em a reitoria incorporar mais recursos no orçamento para garantir esse pagamento. Dessa discussão a reitoria já disse que não discutiria nada que não estivesse previsto no orçamento. Dessa forma os representantes apresentaram a proposta de que todo recurso reservado no orçamento fosse distribuído de forma linear para os trabalhadores, ainda esse ano, considerando que não haverá tempo a estabelecer um processo de avaliação.
Cabe lembrar que o Consu da última terça (25) incorporou ao orçamento os recursos discutidos durante a greve de repasse de 10% sobre o excedente da arrecadação, dessa forma caberá mais R$ 2,8 milhões a ser dividido com dos docentes, somando-se aos R$ 2,3 milhões já reservados para o último trimestre de 2018.
A reitoria manifestou concordância com a utilização dos recursos ainda esse ano, desde que haja uma proposta apresentada a tempo de passar pela Câmara de Administração – CAD, que ocorrerá 06/11. Essa proposta também deverá ser discutida na CVND – Comissão de Vagas não Docentes, que iniciará a discussão desse assunto no dia 06/10. Disse que ouvirá as propostas e discutirá com o sindicato. Manifestou que além da proposta apresentada pelo sindicato outro caminho seria discutir o envio dos recursos para as unidades fazerem os ajustes e correções na carreira. Mas que estará aberta a ouvir as propostas que vierem. Quanto a ouvir as CSA´s disse que não o fará – alegando falta de tempo por causa da agenda. Alega que isso pode ser feito pelo sindicato e também na representação da CSA´s na Cidif.
Quanto ao calendário proposto ficou indicado o seguinte:
Até 04/10 – apresentação de propostas à reitoria
06/10 – reunião CVND
Nova reunião com sindicato a ser agendada
Até final de outubro finalização da discussão na CVND –
06/11 – reunião da CAD
Na reunião de hoje às 12h, na sede nova do STU, ao lado da Adunicamp, vamos discutir os encaminhamentos dessa reunião e da reunião do Conselho Universitário – Consu – realizada em 25/09.
É FUNDAMENTAL QUE TODAS AS CSA´S ESTEJAM REPRESENTADAS.