Na greve do ano passado a categoria reivindicou e o STU insistiu para que a reitoria apresentasse uma solução para a questão dos fretados. Nesta semana (16) a reitoria publicou a Resolução GR que dispões sobre os procedimentos para cadastro e utilização do transporte fretado.
Pelo documento os servidores que trabalham em regime de plantões noturnos na Área da Saúde deverão pagar 50% da tabela de desconto definida pela DGRH/DAP/Diretoria de Pagamentos.
A despesa gerada no orçamento dos servidores plantonista não era condizente com sua utilização pelo serviço fretado, já que eles não utilizam o transporte fretado todos os dias. Nada mais justo do que pagar conforme a utilização do serviço.
Para o STU a redução no custo do fretado para os servidores plantonistas é uma importante conquista, pois repara um equivoco de tratar como iguais funcionários com condições de trabalho diferentes.
Sobre a criação de novas linhas, a reitoria levará em consideração o número mínimo de usuários, 90% da capacidade do ônibus e a disponibilidade de recursos orçamentários. Vamos continuar exigindo melhorias no serviço fretado já que ele representa um valor considerável no holerite dos trabalhadores.
Vale lembrar que o fretado continua gratuito para os servidores com 60 anos ou mais.