Mesmo sem provas, eles foram condenados à morte. A principal razão desta sentença injusta foi o preconceito social. Os dois eram imigrantes italianos e anarquistas. Na época, os Estados Unidos viviam em meio a uma onda anticomunista. Milhares de militantes de esquerda acabaram sendo presos e centenas deportados.
O filme Sacco e Vanzetti, drama político ítalo-francês de 1971, dirigido por Giuliano Montaldo, trata desse episódio trágico da história estadunidense. Estrelado por Gian Maria Volonté e Riccardo Cucciola, ganhador do prêmio de melhor ator em Cannes. Outro destaque é a belíssima trilha sonora feita pelo maestro Ennio Morricone e interpretada por Joan Baez.
Durante a ditadura militar o filme foi proibido no Brasil e somente pode ser exibido em 1980, quando do início do processo de abertura política.
Para relembrar essa história o MIS (Museu da Imagem e do Som) exibirá o filme “Sacco e Vanzetti” na próxima quarta-feira (23), às 19h. O MIS fica na Rua Regente Feijó, 859 – Centro de Campinas/SP.
Sacco e Vanzetti (1971)
Um filme de Giuliano Montaldo
Estrelando Gian Maria Volonté e Riccardo Cucciola, ganhador do prêmio de melhor ator em Cannes.
Música: Ennio Morricone e Joan Baez
Organização
A promoção do evento é da Fundação Maurício Grabois (FMG), Instituto João Zinclar (IJZ), Associação dos Professores da PUC-Campinas (Apropucc), Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro), Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e União da Juventude Socialista (UJS). Com apoio do MIS, Museu da Cidade (Muci), Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas (SMCC).