Ontem à tarde (12), os Fórum das Seis se reuniu com a equipe técnica do Cruesp para discutir a viabilidade de reajuste de 20% a partir de janeiro deste ano.
Os técnicos do Cruesp concordaram que a proposta cabe nos orçamentos das universidades e se comprometeram a simular os 20% de reajuste a partir de janeiro/22 e encaminhar aos reitores.
Ficou combinado também o envio das folhas salariais atualizadas da Unicamp, USP e Unesp para o Fórum das Seis analisar.
Ao final da reunião os representantes do Fórum solicitaram que o Cruesp agende uma reunião de negociação ainda este mês.
Se continuar assim, não vai dar nem pra comer
O percentual apresentado pelo Fórum das Seis busca diminuir os efeitos da disparada inflacionária. São quase três anos passando por uma drástica queda de poder aquisitivo por falta de correção nos nossos salários.
Com o ICMS previsto nos orçamentos das três Universidades Paulistas Estaduais, o comprometimento com a folha de pagamento das instituições ficaria abaixo de 80%.
O Fórum das Seis também simulou os 20% com uma arrecadação superior, tendo como base o fechamento de 2021, que ficou superior à base usada para elaboração dos orçamentos.
Vale lembrar que, em 22/12, já no apagar das luzes de 2021, o Fórum das Seis se reuniu com o Cruesp que jogou um balde de água fria nas expectativas das categorias das três universidades. Embora tivessem em mãos a pauta atualizada – que reivindica 20% de reajuste em janeiro/22 –, os reitores não apresentaram nenhuma proposta objetiva.
Se nada for feito agora, chegaremos a maio/22 precisando perto de 50% de reajuste para recuperar o valor que os salários tinham em maio/12.
Sem luta não tem reajuste. É hora de mobilizar para garantir o sustento das nossas famílias.