Com a pandemia, a aquisição de alimentos ultraprocessados parece ser a única saída possível, já que eles podem ser comprados em maiores quantidades sem risco de estragar rapidamente. Mas não caia nessa! É possível manter uma alimentação adequada e saudável.
Basta respeitar as regras de higienização em tempos pandemia, que poderão ser levadas adiante quando tudo isso passar, facilitando e aumentando a qualidade da sua alimentação no dia a dia.
Mas você sabe como limpar e onde guardar?
O cuidado com a higienização dos alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, é importante para a eliminação de possíveis impurezas do local onde ele foi comprado, de micróbios e parasitas que também podem estar presentes nesses alimentos.
Mesmo os alimentos embalados precisam de higienização, principalmente durante a pandemia, que exige cuidados redobrados. Então, sempre que a embalagem permitir, é bom lavá-las antes de guardar. Quando não for possível, faça a higienização externa.
A lavagem pode ser com água e detergente e a higienização com álcool 70%, solução sanitária diluída ou mesmo com produto de limpeza multiuso. Lavar ou higienizar os produtos embalados antes de usar é fundamental, pois evita a contaminação do alimento que está sendo preparado.
Se puder, doe alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza à Campanha de Solidariedade do STU para ajudar as famílias carentes.
Fonte: com informações do Portal da Saúde